Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Fundo para medicamentos inovadores

por dicasdefarmaceutica, em 28.10.14

image.jpg

 

Várias vezes lemos e ouvimos notícias sobre o bloqueio à investigação e à chegada de medicamentos inovadores, devido ao preço elevado e a esta crise que se vai alongando no tempo.

A entrada em Portugal de determinados medicamentos para doenças como a SIDA e o Cancro demoram a chegar aos nossos doentes.

Para fazer face a este problema, um grupo de reflexão na área da saúde defende a criação de um fundo para a inovação, com dinheiro do orçamento do Estado e da Indústria Farmacêutica. A proposta foi feita por um grupo de especialistas que participaram no Think Tank - Pensar a Saúde, coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da farmacêutica Roche.

A mim parece-me uma ideia fantástica; só em conjunto e com o apoio de quem sabe verdadeiramente do assunto, é que se conseguem estabelecer prioridades, de modo a trazer maior qualidade de vida aos doentes.

Vamos ver o que acham os nossos políticos que, muitas vezes parecem não falar a mesma linguagem que nós. Se pensarmos que a inovação terapêutica pode trazer a médio e longo prazo ganhos em saúde para todos, vai valer a pena investir na criação deste fundo.

Se pensarmos "pequenino" e se acharmos que tudo o que é inovação é só despesa, nunca mais evoluímos e quem sofre com isto somos todos: doentes, famílias, sociedade e até o próprio Estado que, em vez de investir na prevenção e na inovação, prefere gastar só na doença.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:34

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog