No trabalho, na escola ou mesmo em casa, os pequenos acidentes podem acontecer em qualquer altura e há que saber o que fazer de imediato, quando nos deparamos com uma ferida (lesão da pele); por mais pequenas que sejam, todas as feridas necessitam de ser devidamente limpas e desinfectadas e os primeiros cuidados são essenciais para prevenir eventuais infecções:
- Manter a zona afetada imóvel e, se necessário, sentar ou deitar a pessoa acidentada.
- Lavar as mãos devidamente e, se possível, usar luvas.
- Lavar a ferida com soro fisiológico ou com água corrente. Pode complementar-se a limpeza com uma gaze humedecida.
- Se houver hemorragia, deixar sangrar um pouco (o sangue arrasta as impurezas e ajuda a limpar a ferida) e estancar o sangue, fazendo ligeira pressão com uma compressa.
- Desinfectar a ferida, aplicando um anti-séptico que assegure a eliminação de microrganismos que possam provocar infecção. O ideal é utilizar uma gaze esterilizada e um anti-séptico líquido incolor dos diversos que existem na farmácia (ex: Diaseptyl); a povidona iodada (Betadine), que tem uma cor amarelada, é dos desinfectantes mais utilizados e é muito eficaz contra uma grande maioria de microorganismos patogénicos. (Ver NOTA)
- Se possível, deixar a ferida ao ar livre; se tal não for possível, cobrir com material de penso adequado.
- Assegurar-se de que a vacina do tétano está em dia.
- Observar a evolução da ferida, de modo a detectar sinais de infecção, como vermelhidão, tumefação, pus, dor ou febre, o que, a confirmar-se, exige imediata consulta médica.
- Caso se forme uma crosta, não se deve arrancá-lá, já que a sua presença é útil na prevenção de uma contaminação; ela acabará por cair ao fim de alguns dias, de forma espontânea.
Há que ter noção que só se deve solucionar o problema de uma ferida com métodos caseiros, quando não existir qualquer dúvida de que se trata de uma ferida ligeira.
NOTA:
O que não se deve utilizar nos primeiros cuidados perante uma ferida:
- Algodão, devido à libertação de alguns filamentos que podem penetrar na ferida.
- Anti-sépticos em forma de pomada, pois amolecem a pele, não favorecendo a cura (as pomadas funcionam bem na cicatrização).
- Água oxigenada, pois esta, apesar de poder ser utilizada na limpeza da ferida, nunca assegura a sua desinfecção, uma vez que não destrói todos os microorganismos.
- Álcool, uma vez que é muito irritante para uma pele danificada.