Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




image.jpg

Um grupo de investigadores demonstrou que a cafeína, ou melhor, um fármaco da mesma família, pode prevenir ou mesmo combater a depressão.

 

Parece que tomar 4 ou 5 chávenas de café por dia ajudam no combate a este "flagelo do século XXI" chamado depressão. Será que é por isso que não costumo sentir-me deprimida? A isto chama-se prevenção...

 

Os testes, realizados em modelos animais, foram desenvolvidos ao longo de seis anos. A equipa de 14 investigadores começou por sujeitar dois grupos de ratinhos a situações de stress crónico imprevisível, isto é, a sucessivas situações negativas e por vezes extremas, como a privação de água ou exposição a baixas temperaturas durante três semanas.

A um dos grupos foi administrada cafeína diariamente.

No final da experiência, nos animais que consumiam cafeína, em doses equivalentes a 4 a 5 chávenas de café por dia em humanos, observou-se que "apesar de todas as situações negativas a que foram sujeitos, apresentavam menos sintomas em relação ao outro grupo, que registou as cinco alterações comportamentais típicas da depressão: imobilidade (os ratinhos deixaram de reagir), ansiedade, anedonia (perda de prazer), menos interações sociais e deterioração da memória", explica o coordenador do estudo, Rodrigo Cunha, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

 

O passo seguinte consistiu em medicar os ratinhos deprimidos com istradefilina um novo fármaco da família da cafeína, que começou recentemente a ser usado nos Estados Unidos e no Japão em doentes de Parkinson e, em apenas três semanas de tratamento, o medicamento foi capaz de inverter os efeitos provocados pela exposição inicial a stress crónico imprevisível.

Os animais recuperaram para níveis semelhantes aos do grupo de controlo constituído por ratinhos saudáveis.

 

Esperemos que este seja mais um passo no combate a esta doença do século XXI, que está presente na grande maioria das famílias!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:00

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2015

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog