Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Farmácia Islâmica no museu da farmácia do Porto

por dicasdefarmaceutica, em 05.10.15

image.jpg

Com o intuito de ver a farmácia Islâmica, numa visita que fiz ao Porto em Setembro, fui visitar o Museu da Farmácia desta cidade. Não foi muito fácil lá chegar e, digo-vos sinceramente, quem se lembraria de fazer um museu em plena zona industrial? Lá cheguei, via metro, às instalações da ANF (Associação Nacional de Farmácia) e valeu a pena!

image.jpg

 Comecei a visita por uma fabulosa viagem à História da Farmácia:

image.jpg

 

image.jpg

 

image.jpg

 

image.jpg

               

                Farmácia portátil:

image.jpg

 

image.jpg

               

                Outra farmácia portátil:

image.jpg

 

image.jpg

No final desta exposição, lá estavam frente a frente, a Farmácia Estácio e a Farmácia Islâmica.

 

Achei fantástica a reconstituição da Farmácia Estácio, uma farmácia inaugurada em 1924 na Rua Sá da Bandeira, no Porto. Esta farmácia ficou famosa, nos anos quarenta, pela sua balança falante, nada comum nesta época.

image.jpg

 

image.jpg

 

image.jpg

A Farmácia Islâmica do Império Otomano existia no interior de um palácio de Damasco, na Síria, e funcionava como um espaço que assegurava os medicamentos e a qualidade destes para quem vivia dentro do palácio.

 

Mais do que assegurar medicamentos, era neste espaço que se transmitiam todos os conhecimentos aos jovens, tendo funcionado também como um centro de ensino.

 

Segundo palavras de João Neto, diretor do museu, "trazer para cá esta farmácia é uma justa homenagem à cultura islâmica, além disso, o conceito de farmácia moderna surgiu no Islão, em Bagdad (capital do Iraque), no século oitavo. Não podemos ainda esquecer que as palavras almofariz, alambique ou química vêm do mundo árabe que promoveu a descoberta dos medicamentos no combate às doenças".

image.jpg

 

image.jpg

 

image.jpg

 

image.jpg

 

image.jpg

 

image.jpg

 

image.jpg

 

O museu ainda não acabou e o último corredor leva-nos até ao século XXI:

image.jpg

 

Os farmacêuticos têm um incentivo especial para visitar este museu, mas aconselho a todos uma deslocação às instalações da ANF do Porto pois quer seja de letras, ciências ou artes, vai encontrar um motivo para dizer que esta visita ao museu da Farmácia valeu a pena.

publicado às 16:50

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog