por dicasdefarmaceutica, em 27.03.14
Na minha viagem ao Sri Lanka foi comum o encontro com estas farmácias Ayurvedicas, não muito comuns na Europa.
Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7000 anos e que significa o conhecimento (veda) da vida (ayur) humana.
A medicina Ayurvedica olha para a pessoa como um todo, observando a interação entre a mente, o corpo e o espírito e a sua relação com o meio envolvente.
Todos os tratamentos têm como objetivo alcançar a harmonia, promovendo a manutenção da saúde e prevenindo o aparecimento da doença - " Nós tratamos o paciente e não a doença".
Em cada frasco de medicamentos há combinações de raízes, sementes e folhas. Os laboratórios lembram cozinhas...
Para dar um exemplo, é muito comum começar um tratamento eliminando as toxinas do corpo; para tal, utilizam um chá que leva cominho em pó, pimenta preta moída e gengibre fresco ralado.
Há medicamentos para tudo: indigestão, fígado gordo, colesterol, caspa, depressão, enfim, para todos os males que possam causar algum desequilíbrio no corpo humano.
Sou farmacêutica e acho que, quase tudo se trata com químicos mas, tenho sempre alguma curiosidade em pesquisar estas medicinas alternativas que, começam, também entre nós, a ter alguns adeptos.