Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Para prevenir doenças, já não restam dúvidas: é necessário exercício físico regular. E isso é o quê? Que tipo de exercício? Quanto tempo por semana?
No último relatório para a atividade física, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda: para se ser saudável, são necessários 150 minutos de atividade física por semana para os adultos e 60 minutos por dia para as crianças e jovens.
Ok, e agora, que tipo de exercício?
Para os adultos, a OMS recomenda atividade física de tipo aeróbico, de intensidade moderada. Para as crianças e jovens, recomenda qualquer tipo de exercício de atividade física moderada a intensa.
Como vêem, basta uma caminhada de 20 minutos por dia e nós, adultos, ficamos a saber que no que toca ao exercício, o dever está cumprido.
Com estas recomendações a OMS pretende reduzir em 10% a inatividade física, até 2025, reduzindo assim um dos grandes fatores de risco para a saúde.
Os números dizem que 10% das mortes na Europa devem-se à inatividade física, sendo esta também responsável por:
- 5% das doenças coronárias
- 7% dos casos de diabetes tipo 2
- 9% dos tumores da mama
- 10% dos cancro do cólon
Querem mais motivos para sair do sofá?
Não é necessário (nem saudável para grande parte dos adultos) passar horas no ginásio a transpirar e a "fazer músculo", mas exercitar o corpo deve ser considerado uma rotina diária e deve estar sempre contemplado na agenda diária de cada um.
Se o que gosta é do ginásio, não falte! Se gosta mais de atividades ao ar livre, ponha também na agenda e cumpra mais este dever!
Exercício físico na dose certa é uma receita de todas as especialidades médicas e um conselho da Organização Mundial de Saúde.
As cidades vão-se adaptando aos poucos a esta nova forma de estar...por todo o lado, aparecem parques, ciclovias e outros meios para não haver desculpas...
Além do almocinho de fim-de-semana, que tal uma caminhada logo pela manhã para abrir o apetite? Pode mesmo ser na praia, à beira-mar. Esta é uma boa altura para criar este hábito saudável e aproveitar o fim-de-semana, não só para conviver, mas também para exercitar o corpo. Com amigos, ainda vai ser mais divertido!
"Mexa-se pela sua saúde!"