por dicasdefarmaceutica, em 04.09.14
A partir deste mês será finalmente possível à Indústria Farmacêutica doar os medicamentos ainda válidos e perfeitamente utilizáveis, mas que por diversas razões não entram no circuito comercial.
Se os laboratórios farmacêuticos acolherem o desafio da primeira plataforma Europeia para doação de medicamentos (Eurmed) podem ser doados cerca de 5 milhões de medicamentos por ano aos mais necessitados. Acredito que também a Indústria Farmacêutica se regozija de colaborar para uma tão nobre causa, fazendo com que o mundo seja mais justo e com menos desperdício.
Isto será possível graças a um inovador sistema que garante à Indústria Farmacêutica monitorizar em tempo real o destino de cada medicamento doado e também graças à união de três organizações já tão importantes quando falamos da doação de medicamentos: a Action Medeor (Alemanha), a IHP (Inglaterra) e a Fondazione Banco Farmaceutico (Itália, Espanha e Portugal).
Aproveito para lembrar que, em Portugal, a próxima Jornada Anual de Recolha de Medicamentos já tem data marcada: 14 de Fevereiro de 2015!
http://www.eurmed.eu