Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O ator António Feio é homenageado no espetáculo “Quem Feio Ama” que reúne artistas de referência nacional, no Centro Cultural de Belém, no dia 26 de janeiro pelas 21h. As receitas de bilheteira revertem, na íntegra, para a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).
É muito bom que se fale de Cuidados Paliativos pois, para a grande maioria das pessoas, estes Cuidados aplicam-se apenas aos últimos dias ou semanas de vida e destinam-se a doentes com cancro ou idosos em fase terminal. Isto não corresponde à verdade e há muita gente a sofrer que, com mais informação, poderá usufruir destes Cuidados durante alguns anos da sua vida.
"Os Cuidados Paliativos destinam-se a pessoas de todas as idades e patologias avançadas e irreversíveis, independentemente do tempo de vida que têm para viver (anos, meses ou semanas). Se introduzidos atempadamente, podem ajudar a trazer maior Qualidade de Vida e Dignidade a milhares de pessoas e às suas famílias."
Sabemos que os Cuidados Paliativos deveriam ser parte integrante do sistema de saúde mas infelizmente, isto ainda não é uma realidade. Ainda que doente, a dignidade da pessoa e o viver até ao final de uma forma o mais ativa possível, é o grande objetivo de quem trabalha diariamente nos Cuidados Paliativos. Talvez sejam os cuidados de saúde em que mais se nota que a ciência e o humanismo têm que estar sempre de "mãos dadas", pois a fragilidade de quem recebe estes Cuidados assim o exige.
A longevidade crescente e o aumento das doenças crónicas, faz com que o número de doentes que não se curam seja cada vez maior, por isso é também cada vez maior a necessidade de implementar os Cuidados Paliativos em todas as unidades de saúde.
Acho mesmo muito apropriado ligar a homenagem ao ator e encenador António Feio aos Cuidados Paliativos. Se ele ainda estivesse entre nós, de certeza que dizia: " Bora lá ligar o descomplicómetro e chegar às pessoas. Bora lá fazer o que há para fazer, deixem-se de tretas."
Pois é, "senhores" que mandam na saúde, deixem-se de "tretas"e façam com que os Cuidados Paliativos cheguem a todos aqueles que deles precisam.
Os bilhetes para o espetáculo "Quem Feio Ama" para o dia 26 de janeiro já estão à venda na Fnac e na Ticketline, com preços a partir dos 10 euros, sendo que a receita reverta na totalidade a favor da APCP.