Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




605EEA25-CC37-4307-8603-71006EF2DEA2.png

 

Estamos na Semana Internacional da Tiroide e amanhã é o Dia Mundial da Tiroide.  Vamos falar um pouco deste painel de controlo do nosso corpo. É este o mote da 10ª Semana Internacional da Tiroide, uma iniciativa da Federação Internacional da Tiroide que, em Portugal, é liderada pela Associação das Doenças da Tiroide (ADTI).

 

Sintomas como alterações de peso, temperatura irregular, palpitações cardíacas e cansaço excessivo, podem ser indicadores de distúrbios na tiroide. Por vezes são sintomas comuns a outras doenças, sendo desvalorizados, o que atrasa muitos diagnósticos desta doença que, quando está presente, deve ser controlada o mais rapidamente possível.

  

Nestas semanas, convém falarmos de números:

As mulheres apresentam 4-7 vezes mais alterações na tiroide do que os homens;

O hipotiroidismo afeta até 10 vezes mais mulheres do que homens;

Estima-se que cerca de 5% das mulheres grávidas desenvolvem hipotiroidismo;

Entre 160-175 milhões de mulheres no mundo vivem com algum tipo de doença da tiroide, mas estima-se que cerca de 50% estejam por diagnosticar;

As doenças da tiroide atingem, em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas; 
 
As doenças da tiroide são patologias muito frequentes que afetam sobretudo mulheres e cujos principais distúrbios são o hipotiroidismo e o hipertiroidismo;
 
As mulheres são as principais afetadas por esta doença, no entanto os homens também são afectados por distúrbios da tiroide;
 
O hipotiroidismo é a doença da tiroide mais frequentemente encontrada;
 
Em Portugal estima-se em cerca de 10% a incidência das doenças tiroideias, o que significa cerca de um milhão de doentes, estando grande parte delas por diagnosticar;
 
Em Portugal estima-se que uma em cada dez pessoas sofra de problemas de tiroide.
 
 
Este ano, a ADTI irá estar presente amanhã, dia 25, na Estação Ferroviária do Cais do Sodré, em Lisboa, entre as 09h00 e as 17h00, numa iniciativa de sensibilização onde será possível fazer rastreio ao hipotiroidismo e aprender mais sobre as principais doenças da tiroide. Este espaço vai contemplar várias zonas:
  • Zona de rastreios
    • Rastreios gratuitos
    • Acompanhamento médico
  • Zona de palpação
    • Awareness para autodeteção de sinais e sintomas externos
  • Zona ADTI
    • Informação sobre a Associação das Doenças da Tiróide
    • Apoio e informação à comunidade sobre as disfunções da tiróide e como lidar com a doença no dia a dia
  • Zona Ordem dos Farmacêuticos
    • Sessões formativas
    • Vídeos educacionais
    • Palestras
  • Quiz
    • Teste os seus conhecimentos no Quiz “Tira-Teimas” e desafie os seus amigos.
 
Esta iniciativa conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, da Geração Saudável (Ordem dos Farmacêuticos), da Merck e das Infraestruturas de Portugal.
 
Se puder, apareça ou dirija-se ao médico com as suas dúvidas! Venha “assumir o controlo”! 
Saber reconhecer os sinais associados às disfunções desta glândula é crucial para um diagnóstico e tratamento precoces, de forma a controlar eficazmente a doença. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:49

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2018

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog