Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Hoje, em plena cidade de Lisboa, vi uma jovem de vinte e poucos anos deitar para um caixote de lixo uma embalagem de comprimidos. Não sei se estava vazia ou cheia, mas foi parar ao contentor verde, daqueles que estão pendurados nos postes. Pensei: será que esta jovem nunca ouviu falar no Valormed? Provavelmente, ainda não. Apesar das campanhas anuais e da publicidade "espalhada" nas farmácias, ainda há gente que não está suficientemente informada. Nunca é demais, vou relembrar os pontos-chave:

Na grande maioria das farmácias portuguesas existem contentores Valormed.

O QUE DEVE ENTREGAR OU DEPOSITAR NO CONTENTOR VALORMED:
- Medicamentos fora de prazo ou que já não utiliza.
- Embalagens de medicamentos vazias, blisters, ampolas, bisnagas, frascos, etc...

O QUE NÃO DEVE ENTREGAR OU DEPOSITAR NO CONTENTOR VALORMED:
- Agulhas, seringas, termómetros e radiografias.
- Aparelhos elétricos ou eletrónicos.
- Gaze e material cirúrgico.
- Produtos químicos.

COMO FUNCIONA O SISTEMA VALORMED?
1 - Os utentes entregam os medicamentos ou as embalagens na farmácia; devem vir num saco (não necessita ser um saco próprio) e poderão ser entregues ao balcão ou depositados diretamente no contentor. Algumas farmácia optam não ter o contentor na zona do público por uma razão de segurança. Pergunte como funciona na sua farmácia!
2 - Os contentores são recolhidos nas farmácias e transportados para o centro de triagem.
3 - No centro de triagem os resíduos são separados e classificados.
4 - Os materiais das embalagens são reciclados.
5 - Os medicamentos são valorizados ou incinerados de forma segura.

O sistema Valormed dá uma solução ambiental às embalagens e medicamentos fora de uso, que as pessoas possam ter em suas casas. Esta causa seria mais do que suficiente para não nos esquecermos dela mas, lembre-se também que "livrar-se"dos medicamentos que já não usa, também é uma medida importante que evita o acesso das crianças a estes resíduos que são, tantas vezes, responsáveis por intoxicações graves.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:46

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2014

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog