Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Diabetes: Cuide dos seus pés

por dicasdefarmaceutica, em 27.07.14

Falei no post de ontem (VER AQUI) da esperança de um novo medicamento para o pé do diabético.

 

O mais importante para evitar as complicações inerentes à doença, é manter os valores de açúcar no sangue dentro dos valores normais.

 

Conforme prometido, aqui vos deixo 10 DICAS importantes sobre os cuidados a ter com os pés:

 

1 - Observe os pés todos os dias (calcanhar, sola do pé e zona entre os dedos). Se não conseguir visualizar bem, peça ajuda!

 

2 - Faça uma higiene adequada dos pés: utilize água morna e seque bem os pés, não esquecendo a zona entre os dedos.

 

3 - Mantenha a pele macia, colocando um creme hidratante. Existem cremes adequados para os pés dos diabéticos, mas o importante é manter a pele macia, evitando colocar cremes entre os dedos.

 

4 - Arranje as unhas corretamente; estas devem ser cortadas a direito, de modo a evitar o encravamento das mesmas. Não deve utilizar objetos de pontas aguçadas.

 

5 - Cuide dos calos e das calosidades; pode colocar os pés em água morna para amolecer as calosidades e depois utilizar uma lima própria, com muito cuidado para não se ferir. O corte de calos e calosidades é, muitas vezes, o início de uma úlcera e de uma infeção. É preciso muito cuidado com estas "manobras"... É sempre preferível cortar a menos do que a mais. E atenção: NÃO USE CALICIDAS!

 

6 - Use sapatos confortáveis. Evite andar descalço ou de sandálias.

 

7 - Use meias macias, de algodão ou de lã. Evite as meias com costuras ou muito apertadas.

 

8 - Não aqueça os pés com aquecedores, sacos de água quente ou lareiras. Prefira sempre colocar mais um par de meias de lã.

 

9 - Faça exercício físico com regularidade, pois ajuda na circulação sanguínea, o que é benéfico para os pés.

 

10 - Não fume! O tabaco diminui a circulação sanguínea e atrasa a cicatrização das feridas. A grande maioria do diabéticos que fazem amputações são fumadores.

 

Em resumo, se é diabético, é muito importante estar atento ao estado dos seus pés. Se encontrar feridas, cortes, bolhas , gretas, zonas avermelhadas ou inchaço, peça de imediato conselho ao seu farmacêutico ou ao seu médico!

publicado às 07:54

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Julho 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog