por dicasdefarmaceutica, em 21.07.14
Quase 100 anos após o desenvolvimento da insulina, eis que surge uma grande esperança para os diabéticos que têm pavor às injeções diárias. Apesar de cada vez as agulhas serem menores e mais finas e as canetas de aplicação de insulina serem muito práticas, todos os diabéticos tipo1 anseiam terminar com estas injeções.
Em 27 de Junho de 2014, o FDA (Food and Drug Administration) aprovou uma versão de insulina inalada, com o nome comercial AFREZZA, produzida pela empresa Mannkind. Esta insulina, nos estudos clínicos, mostrou-se segura e bem tolerada.
AFREZZA é uma insulina humana em pó de ação ultra-rápida. A sua ação inicia-se após 15 minutos da inalação do pó e tem pico de ação após cerca de 50 minutos. A sua ação termina completamente após cerca de 2,5 horas. Por isso, ela deve ser administrada como uma insulina prandial, ou seja, a ser usada quando da alimentação para reduzir a glicemia pós-prandial. O correto é inalá-la imediatamente antes das refeições.
Por enquanto, o seu uso é só indicado para maiores de 18 anos.
De qualquer maneira, ainda há um longo caminho a percorrer até a AFREZZA chegar às nossas farmácias, por isso, não vale a pena ir a correr ao médico.
Por enquanto, continue o seu tratamento e vá estando atento às próximas notícias...