Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Dia Mundial do Cancro da Cabeça e Pescoço

por dicasdefarmaceutica, em 27.07.16

image.jpeg

 

Assinala-se hoje o 2.º Dia Mundial do Cancro de Cabeça e Pescoço. Para comemorar este dia, o Grupo de Estudo de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP) vai estar presente na prova mais esperada do ciclismo nacional: a 78.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, com a campanha “A primeira etapa é fazer o rastreio”.

image.png

Apoiado pela Liberty Seguros, o GECCP vai percorrer 1.618,7 km de estrada, de 26 de julho a 7 de agosto, para realizar rastreios gratuitos ao cancro de cabeça e pescoço, doença que, em Portugal, mata três pessoas por dia e que poderia ser diagnosticada e tratada precocemente se houvesse mais informação e sensibilização da população e dos médicos de medicina geral e familiar.

 

Os rastreios serão realizados diariamente, entre as 15h00 e as 17h00, nos pontos de chegada de todas as etapas da Volta a Portugal, estando sujeitos a uma inscrição prévia na tenda do Grupo de Estudos.

 

"Estes cancros são, muitas vezes, infelizmente diagnosticados em fases tardias, uma vez que há uma tendência para desvalorização dos sintomas. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante. Os sinais de alerta são ainda pouco conhecidos pela população em geral e podem muitas vezes ser confundidos com outras doenças. Feridas na boca que não cicatrizam, língua dorida ou com úlceras, rouquidão persistente, nariz entupido ou hemorragias nasais, dificuldade ao engolir ou uma simples dor de garganta são apenas alguns dos sinais que não podem ser ignorados e aos quais se deve ficar alerta se persistirem mais de três semanas” alerta José Alves, Presidente da Associação ASADOCORAL e sobrevivente de cancro oral.

image.jpeg

 

Paralelamente a esta iniciativa, o Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP) e a Associação dos Amigos dos Doentes com Cancro Oral (ASADOCORAL), lançam a Petição Pública “Reabilitação oral dos doentes com cancro de cabeça e pescoço pelo SNS”.

image.pngASSINE AQUI 

 

A petição pública, assinada em primeiro lugar pela médica oncologista e Presidente do Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço, Ana Castro, pretende levar à discussão na Assembleia da República a cobertura, por parte do Serviço Nacional de Saúde, da reabilitação oral dos doentes com esta patologia.

 

“Uma das consequências das terapêuticas do cancro de cabeça e pescoço é a extração de dentes. Esta situação implica alterações que condicionam significativamente o estilo de vida do doente, na medida em que podem existir mudanças na imagem corporal, na respiração, na mastigação e na comunicação. A petição que vai ser posta a circular na Internet a partir deste Dia Mundial do Cancro de Cabeça e Pescoço pretende refletir sobre a necessidade do SNS passar a apoiar a reconstrução oral deste sobrevivente para restabelecer a capacidade de os doentes se puderem alimentar por via oral” sublinha Ana Castro.

 

Mais uma iniciativa neste dia: Paralelamente será desenvolvida a campanha Ciclas Solidário em que a Mascote da Liberty Seguros – o Ciclas - este ano assume o formato de porta-chaves e vai estar disponível no stand do GECCP para aquisição em todas as cidades de chegada por onde a Volta a Portugal vai passar, mediante um donativo de 5 euros. A verba angariada com esta ação de solidariedade reverte na íntegra para a prevenção do Cancro de Cabeça e Pescoço.

image.jpeg

Mais um dia de reflexão para esta doença, de forma a estarmos atentos a todos os que nos rodeiam e àqueles que, de uma forma ou de outra, nos chegam com as suas queixas.

Na prevenção, nós, farmacêuticos, somos muitas vezes os que damos o alerta e os que fazemos o encaminhamento para o médico. Há patologias em que o encaminhamento precoce é fundamental e o Cancro da Cabeça e Pescoço é uma delas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado às 17:03

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Julho 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Pesquisar

  Pesquisar no Blog