Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dia Mundial de Luta Contra a SIDA com boas notícias

por dicasdefarmaceutica, em 01.12.15

image.jpg

 

Comemora-se hoje o dia Mundial de Luta Contra a SIDA e com ele vêm duas boas notícias:

 

- A ONU prevê que em 2030 o Virus da Imunodeficiência Humana (VIH) esteja erradicado. 

Uma das medidas para que tal aconteça é a aprovação, por parte da Organização Mundial de Saúde, do tratamento com medicamentos antirretrovirais logo após o diagnóstico. Estes medicamentos, não só melhoram a qualidade de vida dos indivíduos infetados com VIH, como reduzem a probabilidade de virem a transmitir o vírus.

 

- Os Estados-membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) têm como meta o ano 2020 para eliminar por completo a transmissão do VIH de mãe para filho.

Na transmissão do VIH de mãe para filho, também o tratamento é a base do sucesso. A grávida infetada deve ser tratada com antirretrovirais durante a gestação e o bebé deve receber o tratamento a partir do nascimento. Se ambos forem tratados com antirretrovirais, o risco de transmissão baixa para cerca de um por cento.

 

Temos de nos orgulhar com o que tem sido feito no nosso país relativamente a esta doença, não só ao nível da investigação, mas também ao nível da prevenção e do tratamento. E por isso mesmo, "Portugal foi um dos seis países da União Europeia (UE) que, em dez anos, conseguiu reduzir em mais de 25% o número de novas infeções por VIH (vírus da imunodeficiência humana)", de acordo com o relatório conjunto do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) e da Organização Mundial de Saúde - Europa, recentemente divulgado.

 

O mote da campanha mundial "Repensar o VIH", para assinalar este dia, desafia as pessoas a serem positivas em relação à doença, repensando nos mitos e estereótipos associados e alerta, mais uma vez, para a importância do diagnóstico precoce da doença.

 

image.jpg

 

publicado às 19:16

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Dezembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog