Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este é o vídeo lançado ontem pelos laboratórios Teva, para assinalar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla.
A Esclerose Múltipla é uma das doenças neurológicas e causas de deficiência mais comuns em adultos jovens. Trata-se de uma doença crónica, inflamatória e degenerativa que afeta o sistema nervoso central (SNC).
A grande maioria dos casos de esclerose múltipla é diagnosticado entre os 25 e os 31 anos de idade, com duas vezes mais casos diagnosticados na população feminina.
Os sintomas desta doença incluem visão desfocada, fraqueza nas pernas, formigueiro, desiquilíbrio e fadiga e são frequentemente confundidos com sintomas de outras patologias do SNC ou mesmo com um cansaço extremo. A esclerose múltipla pode ser difícil de diagnosticar precocemente, uma vez que os sintomas aparecem com intervalos e o paciente fica meses sem qualquer sinal da doença.
O diagnóstico precoce da doença é fundamental dado que o prognóstico, a curto e longo prazo, dos doentes tratados na fase precoce da doença, é significativamente melhor. Ainda que a esclerose múltipla não tenha cura, têm ocorrido bastantes descobertas e avanços no que diz respeito às suas causas e tratamento, podendo estes alterar o curso da doença e atrasar a sua incapacidade.
É ainda de salientar a importância dos doentes seguirem o tratamento prescrito pelo médico, complementando-o com alguma atividade física adequada à sua sintomatologia, dado que isso pode melhorar a sua qualidade de vida.