Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Celebrou-se ontem o Dia Mundial da Epilepsia.
Voluntários da Liga Portuguesa contra a Epilepsia ofereceram um balão lilás, incentivando as pessoas a fazer um donativo à Liga; "Um gesto basta" é o mote desta campanha.
Aqui ficam alguns dados sobre esta doença que acompanha o dia a dia de tantas famílias:
- Na Europa existem seis milhões de pessoas com epilepsia.
- Cerca de um terço das pessoas com epilepsia não respondem aos medicamentos existentes: são 20 milhões em todo o mundo.
- Muitas formas de epilepsia persistem durante toda a vida e algumas são progressivas.
- Cerca de 80% das pessoas com epilepsia apresentam co-morbilidades (ou seja, outras doenças associadas).
- A taxa de mortalidade nas pessoas com epilepsia é superior à da população em geral, existindo um risco 20 vezes superior de morte súbita.
- Para além das crises epilépticas, muitos outros fatores prejudicam a qualidade de vida das pessoas com epilepsia, por exemplo, a discriminação, o estigma, ou os efeitos secundários da medicação.
Estes dias são importantes para reflectirmos sobre as diferentes doenças e percebemos como podemos ser úteis em determinadas situações.
Para saber mais sobre a Epilepsia, consulte o site www.epilepsia.pt
"A partir de 2015, a segunda-feira de cada segunda semana do mês de Fevereiro, passa a ter um significado diferente, quer te encontres no hemisfério norte, no hemisfério sul, a oeste ou a leste de Greenwich, tenhas as crenças que tiveres, sejas mulher ou homem. É o mesmo dia em todo o Mundo. É o Dia Mundial da Epilepsia."