Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




image.jpg

 

Sabe-se que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crónicas.

Pensando nisso, a Organização Mundial de Saúde instituiu esta data para a prevenção do sedentarismo, promovendo a prática de exercício físico em todo o mundo.

De acordo com a OMS, 30 minutos de atividade física, 5 dias por semana, são suficientes para prevenir diversas doenças.

 

De forma geral, a atividade física melhora a qualidade de vida e aumenta o bem-estar. No entanto, na atualidade, toda a gente quer fazer exercício físico e, por vezes, esquecem-se de avaliar os riscos inerentes à idade e à condição de saúde de cada um. O exercício não pode ser igual para todos. Um jovem pode e deve ter uma carga física diferente de um indivíduo de 50 ou mais anos. Já um doente cardíaco, deve ter um exercício programado para o seu estado de saúde e a sua capacidade cardíaca.

 

Deve ser sempre feito um exame médico a quem vai iniciar uma prática desportiva, principalmente se tiver doença cardíaca ou a presença de um ou mais fatores de risco cardiovasculares (obesidade, hipertensão arterial, diabetes, tabaco, etc). Por vezes, a ânsia de começar rápidamente faz com que este exame caia no esquecimento...a grande maioria dos ginásios fala nisso, mas não exige nada a comprovar a execução do mesmo. O importante é obter a inscrição o mais depressa possível e aquela suposta avaliação feita pelos profissionais de educação física não é de todo suficiente...

 

Quem deve e pode realizar o exame médico prévio? Para a prática regular, não muito intensa e em pessoa sem doença cardíaca prévia, pode ser o médico assistente. Se o praticante vai entrar em treino intensivo (alta competição) ou se é portador de doença cardíaca, deve ser observado e orientado por um cardiologista. E, dependendo do tipo de exercício que se vai fazer e da sua intensidade, pode ser aconselhada uma orientação personalizada de um profissional de educação física.

 

Se já está a fazer exercício físico, tenha em atenção alguns sinais de alerta: cansaço exagerado para o exercicio, mal-estar no peito durante o mesmo, difícil recuperação após realizar o exercício e sentir palpitações durante ou após o exercício são sinais que não deve ignorar.

 

Tinha que falar nesta realidade que já me preocupa há algum tempo, sobretudo quando vejo algumas pessoas a correr no paredão até à exaustão ou no ginásio a praticarem aulas de grupo totalmente inadequadas para a idade e condição física ou a imitarem o rapaz do lado a fazer uma carga que os vai rebentar - "se ele consegue, também vou conseguir..."

 

image.jpg

 

O importante é não ter preguiça, sair do sofá, andar, correr, ir ao ginásio, enfim, não estar parado e fazer aquilo que mais gosta e que mais se adequa à sua condição física.

O exercício físico é fundamental em toda as fases da vida, mas deve ser adequado a cada fase.

Faça exercício e divirta-se!

publicado às 18:58

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Abril 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog