Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Hoje é o Dia Mundial do Doente e também o Dia do 112. Coincidência ou não, nada melhor do que lembrar o número 112 no Dia Mundial do Doente.
O 112 é o Número Europeu de Emergência. Este número foi criado em 1991 e é, desde 2008, o único número de emergência que pode ser usado gratuitamente a partir de qualquer telefone fixo, móvel ou telefone público para aceder aos serviços de emergência em qualquer país da União Europeia.
Pode ligar para o 112 por razões de saúde mas também por outras razões, tais como incêndios, assaltos ou roubos. As chamadas efectuadas para o 112 são atendidas, em primeira linha, por uma Central de Emergência da PSP que apenas canaliza para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, as chamadas que dizem respeito à saúde.
Se necessitar de ligar para o 112, "informe de forma simples e clara:
- O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
- O número de telefone do qual está a ligar;
- A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
- O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
- As queixas principais e as alterações que observa;
- A existência de qualquer situação que exija outros meios para o local, por exemplo, libertação de gases, perigo de incêndio, etc."
Aproveite o dia de hoje e fale com os mais novos sobre a importância do 112 e sobre a problemática das chamadas falsas. Segundo os dados estatísticos divulgados pelo Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) , 1,9 milhões de chamadas para o 112 são falsas, ou seja, 75,8% do total. Como é que é possível que tanta gente "ache graça" a este número?
"As chamadas desnecessárias sobrecarregam o sistema, pondo em perigo de vida aqueles que realmente precisam de ajuda imediata. Os falsos alarmes afetam a capacidade de resposta às verdadeiras emergências."