Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A Insuficiência Cardíaca é uma condição grave de saúde, que se caracteriza pela incapacidade do coração bombear sangue para o corpo em quantidade suficiente. Esta incapacidade faz com que o sangue não forneça os nutrientes e oxigénio em quantidade suficiente ao organismo para que este funcione normalmente.
Apesar de se poder desenvolver em qualquer idade, a Insuficiência Cardíaca torna-se mais frequente com o avançar da idade e com o aparecimento de outras doenças, como a hipertensão arterial, o enfarte do miocárdio, a diabetes, entre outras.
Trata-se de uma doença que afeta cerca de 400 mil portugueses e é considerada um grave problema de saúde pública, devido à elevada mortalidade e morbilidade associadas, além de ser a principal causa de internamento acima dos 65 anos de idade.
A campanha deste ano para assinalar o Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca, que se assinala amanhã, tem como mote "Ouve o teu Coração", sensibilizando toda a população para não desvalorizarem sintomas tão importantes como o cansaço, a falta de ar, pernas inchadas ou simplesmente a dificuldade em desempenhar as tarefas diárias. Nem tudo é da "velhice" e estes sintomas não devem ser ignorados. Pode não ser nada, mas mais vale consultar o médico.
Apesar do tempo não ajudar, para comemorar esta data, o Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia desafia três cidades (Lisboa, Porto e Évora) a colaborar, com o seguinte programa:
Está atento aos sintomas e ouve o teu coração!