Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dia do Farmacêutico comemora-se hoje

por dicasdefarmaceutica, em 26.09.14

"Dicas de Farmacêutica" não poderia deixar passar esta data sem falar deste nosso dia.

 

São Cosme e São Damião são os padroeiros da profissão farmacêutica em Portugal e o dia 26 de Setembro foi adoptado em 1989 pela Ordem dos Farmacêuticos como «Dia do Farmacêutico».

 

Todos os anos são várias as comemorações e palestras à volta deste dia e este ano a cidade do Porto foi a contemplada para receber os farmacêuticos que se deslocaram para as referidas comemorações.

 

Segundo a Wikipédia, "os farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários e apotecários, peritos no uso de fármacos e medicamentos e suas consequências ao organismo humano ou animal. De uma maneira geral, podem trabalhar numa farmácia, hospital, na indústria, em laboratórios de análises clínicas, cosméticos, agricultura, prevenção de pragas, distribuição, transporte e desenvolvimento de medicamentos, entre outras funções e lugares."

 

São poucas as profissões tão abrangentes como a do farmacêutico; não nos podemos preocupar unicamente com o medicamento, somos todos "especialistas" de saúde pública.

 

Até 2011 não existiam em Portugal, farmacêuticos desempregados; todos os recém-licenciados eram absorvidos pelo mercado de trabalho. Todos os pais ficavam descansados quando os filhos entravam em ciências farmacêuticas pois, à partida, tinham o futuro assegurado.

É bom refletirmos hoje que, muitos dos recém-licenciados e até os "mestres" estão desempregados ou a ganhar muito pouco, muitas vezes em cargos de direção técnica, com toda a responsabilidade que a função acarreta.

 

Sabemos que muitos jovens vão para ciências farmacêuticas porque não entram em medicina mas, muitos deles, ganham muito gosto pela profissão e praticam-na com uma dedicação sem igual. Também os há que a frustração de não serem médicos os acompanha toda a vida e nunca conseguem assumir o papel de farmacêuticos.

 

O gosto pelos "tubinhos de ensaio" foi-me passado por um tio farmacêutico. Quando me candidatei ao curso coloquei "ciências farmacêuticas" como única opção, tal era a certeza da escolha que estava a fazer.

Gostei do curso, estudei muito e fiz alguns dos meus melhores Amigos. Temos um grupo de farmacêuticos que se encontra, pelo menos, uma fim-de-semana por ano e, cada um no seu local de trabalho (farmácia, laboratório, indústria, faculdade), falamos sempre com orgulho da nossa profissão, apesar das lamentações...

 

O Farmacêutico gosta de ajudar!

O Farmacêutico gosta de se atualizar!

O Farmacêutico tem um papel muito importante na prevenção da doença!

O Farmacêutico colabora ativamente na promoção da saúde!

Não deixem que o Farmacêutico deixe de ter importância na nossa sociedade; aproveitem os seus conhecimentos!

 

FELIZ DIA DO FARMACÊUTICO!

publicado às 13:51

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Setembro 2014

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog