Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dia da Criança - Vamos brincar...

por dicasdefarmaceutica, em 01.06.14

Feliz dia para todas as crianças!
Brincar tem que se lhe diga, a começar pela escolha do brinquedo e é disso que hoje lhes vou falar.
O primeiro de todos os brinquedos da criança é o próprio corpo, um corpo que ele vai descobrindo logo após o nascimento, quando observa as mãos, quando leva o pé à boca...

Saber escolher o brinquedo apropriado nem sempre é fácil. Aqui ficam alguma DICAS, de acordo com a idade da criança:

PRIMEIRO MÊS
Os brinquedos para o berço são os mais apropriados, pois este, além de ser para dormir, deve ser também um espaço de entretenimento para o bebé. Existem mobiles coloridos, caixas de música...os brinquedos no berço permitem desenvolver a capacidade visual e a coordenação dos membros.

TRÊS MESES
Nesta idade, as rocas exercem grande fascínio nos bebés, assim como todos os brinquedos em que eles associam o som com o movimento das mãos. Ele percebe que, se está a ouvir um barulho, é porque há algo interessante para ver. Os suportes com objetos pendurados nos quais o bebé possa tocar também são uma boa escolha nesta idade.

SEIS MESES
Começa a descobrir sons e texturas. Brinquedos leves, fáceis de agarrar são muito adequados nesta idade. Um centro de atividades também é uma boa opção.

NOVE MESES
As crianças começam a entreter-se com copos ou cubos de empilhar. Brinquedos que se coloquem de pé são apropriados, apesar de uma das brincadeiras seja deitar tudo ao chão. Um espelho também exerce grande fascínio nesta idade. Os tapetes com várias atividades também são muito adequados.

UM ANO
Por volta dos 12 meses começa o interesse por puzzles, uma boa atividade para fazer em família. É altura de começar com os encaixes e surgem os primeiros legos de peças grandes. Os brinquedos de puxar e empurrar também são uma boa alternativa, pois promovem o equilíbrio. Os instrumentos musicais são muito apreciados pelas crianças e "odiados" por muitos pais, mas são importantes nesta fase.

DOIS ANOS
Aqui começa a fase do faz-de-conta; querem imitar o pai ou a mãe. Aparecem os copos e pratos para dar comida às bonecas, as bolas são das principais distrações dos rapazes e é aqui que também surge o interesse pelos lápis e folhas de papel. Os triciclos, grandes treinadores do equilíbrio são uma boa opção a partir desta idade.

A PARTIR DOS DOIS ANOS
Aqui as opções já são muitas. As raparigas, normalmente, começam a querer bonecas e tratam delas como se fossem verdadeiros bebés; os rapazes gostam das réplicas dos carros dos pais, das pistas de automóveis, etc...
Nestas idades, cada criança começa a manifestar os seus gostos e isso deve ser respeitado. Os brinquedos que promovem a sociabilidade, como alguns jogos, são muito importantes para o desenvolvimento das crianças.

Neste dia da criança, lembre-se que brincar é muito mais do que passar o tempo. Brincar é uma coisa séria, que influencia o crescimento físico, intelectual, emocional e social da criança.
Deixei-lhe aqui algumas dicas, mas estas não passam de exemplos que podem ajudar para uma escolha mais consciente quando for comprar um brinquedo para uma criança, seja ele comprado na farmácia, no supermercado ou numa loja de brinquedos; tenha sempre em atenção a idade da criança e a segurança do brinquedo.

APROVEITEM ESTE DIA DA CRIANÇA PARA BRINCAREM COM AS VOSSAS CRIANÇAS!
NÃO HÁ MELHOR PRESENTE DO QUE BRINCAR E PASSEAR EM FAMÍLIA!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:36

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2014

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog