Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Em Florença encontra-se uma das mais antigas farmácias do mundo: a "Ofiicina Farmaceutica di Santa Maria Novella", criada em 1221 pelos Frades Dominicanos.
Estes cultivavam nos seus jardins, ervas medicinais que utilizavam na preparação de medicamentos, bálsamos e pomadas, para a pequena enfermaria do seu convento.
Quando a fama da qualidade dos produtos chegou ao exterior do convento, aproveitaram a oportunidade e, em 1612, abriram a farmácia ao público.
Ainda hoje, sob a direção de Eugenio Alphandery, são utilizadas matérias primas de alta qualidade e os mesmos métodos de preparação utilizados pelos Frades Franciscanos.
Os espaços são verdadeiras salas de museus, onde não faltam tetos decorados, vitrais e quadros lindíssimos:
Nesta "Officina", destaca-se o setor de "herboristeria", em que todos os preparados são à base de ervas e óleos de origem natural.
No museu podemos também ver algumas máquinas e algum material farmacêutico.
Perfumes, águas de colónia e sabonetes enfeitam uma das salas principais do museu:
A gama de produtos é extensa, desde produtos para a higiene e cuidado do corpo a produtos para crianças, para perfumar a casa, solares, etc...
Existe ainda um pequeno café com especialidades alimentares, licores, chás, tisanas, compotas, mel e chocolate.
Visitamos as salas, escolhemos os produtos e, por fim, dirigimo-nos a uma sala para o pagamento:
Claro que comprei uma caixa de pastilhas para recordação:
<
Não sendo já uma farmácia onde as pessoas se deslocam para aviar uma receita, tem toda uma história e tradição que qualquer farmacêutico vai gostar de visitar em Florença.
Hoje, a "Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella", comercializa os seus produtos não só em Florença, mas também em várias cidades Italianas, em França, Bélgica, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Japão, Taiwan, Coreia, Tailândia e Filipinas.