Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Défice de Vitamina D num país de sol? - Parte I

por dicasdefarmaceutica, em 08.07.15

image.jpg

Foi este o tema que me fez deslocar à Fundação do Oriente no último Sábado, dia 4. Numa tarde cheia de sol, a plateia estava cheia, sobretudo de médicos de várias especialidades, para assistirem a uma conferência, seguida de um debate sobre a importância da vitamina D em todas as fases da nossa vida. Porquê e para quem a suplementação desta vitamina?

Agradeço aos laboratórios Jaba este amável convite!

 

Quais as fontes de produção da Vitamina D?

 

Existem 3 fontes:

1 - Sol: por exposição solar os raios UVB são capazes de activar a síntese desta substância. O sol é o responsável por 80 a 90% desta produção. 

2 - Alguns alimentos, especialmente os peixes gordos.

3 - Suplementos.

 

A Vitamina D pode ser sintetizada pelo organismo, através da pele, daí poder dizer-se que se trata de uma hormona - Hormona Colecalciferol. Trata-se de uma hormona essencial para o corpo humano e a sua ausência pode proporcionar uma série de complicações a vários níveis, daí, nesta conferência, estarem palestrantes de várias especialidades: medicina geral e familiar, medicina interna, cardiologia e reumatologia.

image.jpg

 Alguns dos benefícios e usos da Vitamina D:

 

- Fortalece os ossos. Esta hormona é necessária para a absorção do cálcio pelos ossos. Pode ser responsável pelo raquitismo na infância e pela osteoporose nos adultos.

- Fortalece os músculos. A fraqueza muscular nos idosos e as quedas frequentes estão muitas vezes associadas à deficiência de Vitamina D.

- Importante na gravidez: a sua falta, no primeiro trimestre da gravidez pode levar a abortos e no final da gravidez pode ser responsável por pré-eclâmpsia.

- Para controlar e prevenir a diabetes. A produção de insulina pelo pâncreas requer Vitamina D. Alguns estudos mostram que, em crianças, o risco de desenvolverem diabetes tipo1 pode ser muito reduzido com um suplemento desta vitamina.

- Protege o coração, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e permite um maior controle da Hipertensão arterial.

- Tratamento de doenças autoimunes, como por exemplo o Lúpus ou a Artrite reumatóide. A vitamina D é um imunoregulador que inibe seletivamente o tipo de resposta imunológica que provoca a reação contra o próprio organismo. O tratamento de doenças autoimunes com vitamina D é algo recente, mas é visto por especialistas como um grande avanço da medicina. Esta substância mostra mesmo um efeito anti-inflamatório nestas doenças.

- Prevenção e tratamento de alguns tipos de cancro. A falta de Vitamina D favorece o aparecimento do cancro da mama e próstata, entre outros.

- Doença de Alzheimer.

- Outras patologias, como a dismenorreia e a enxaqueca.

image.jpg

De tudo o que referi e de tudo aquilo que ouvi nesta conferência existe, neste momento, uma consciência conjunta da importância da Vitamina D na nossa vida e a preocupação é à escala mundial pois, mesmo nos países onde há muito sol, como é o caso de Portugal, existe deficiência desta hormona.

 

Na grande maioria dos casos, é é importante referir, os estudos ainda são recentes e ainda não são suficientes para que as conclusões finais, se é que isto existe em medicina, sejam tiradas.

 

No próximo post voltarei a este assunto para vos falar daquilo que aprendi sobre o que já está a ser feito para resolver as deficiências de Vitamina D em Portugal e no mundo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:58

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Julho 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog