Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Cuidados Farmacêuticos - a área de futuro nas farmácias

por dicasdefarmaceutica, em 07.01.15

image.jpg

 

O conceito "Cuidados Farmacêuticos" surgiu em 1990 da necessidade de envolver os farmacêuticos na assistência aos doentes, de forma a que estes obtenham o máximo benefício da sua medicação.

 

De uma forma geral, este conceito não está implementado na grande maioria da farmácias. Quase todas fazem medições de glicémia, de colesterol, de pressão arterial, registam num cartão personalizado do doente mas, não fazem mais nada. Isto não são Cuidados Farmacêuticos. Os Cuidados Farmacêuticos, no seu verdadeiro conceito, implicam um compromisso por parte do farmacêutico para prestar este serviço de forma continuada, sistematizada e documentada, em colaboração com o próprio doente e com os restantes profissionais de saúde, tendo como principal objectivo melhorar a qualidade de vida dos doentes

 

Agora, que a vida não está fácil para as farmácias portuguesas, urge desenvolver esta área de acção e fazer com que esta seja a área de futuro das farmácias portuguesas.

 

Os Cuidados Farmacêuticos são, sem dúvida, a minha paixão e sei que tem sido culpa dos próprios farmacêuticos a falta de investimento nesta área. Muitas pessoas vêem o farmacêutico apenas como aquele "bom profissional" que dispensa bem os medicamentos mas, ser farmacêutico é muito mais do que isso; é dar respostas às dúvidas e problemas relacionados com os medicamentos, que podem, de alguma forma, comprometer a qualidade de vida de quem os utiliza.

Falo da culpa (ou talvez desconhecimento) dos farmacêuticos em desenvolver os "Cuidados Farmacêuticos" porque houve sempre o "medo" de assumir responsabilidades, de se imporem como"especialistas do medicamento" e de dialogarem de uma forma aberta com os restantes profissionais de saúde, tendo em vista um único objectivo: o doente.

 

O Farmacêutico, pela sua proximidade com a população consegue, muitas vezes, que o doente cumpra a terapêutica que lhe foi instituída pelo médico e se responsabilize pela sua saúde. Isto é particularmente importante quando falamos de doentes crónicos polimedicados (hipertensos, diabéticos, asmáticos, etc...).

 

Demorei a fazer posts sobre este assunto mas, ainda esta semana, continuarei com este tema tão importante para os farmacêuticos, mas não menos importante para toda a população, que deve perceber como este profissional de saúde o pode ajudar cada vez mais.

publicado às 19:45

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Janeiro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog