Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Lutar contra a resistência aos antibióticos é uma urgência a nível mundial e disso ouvimos falar quase todos os dias. Agora temos mais uma razão para refletir sobre o uso destes medicamentos, sobretudo em crianças, pois parece que os antibióticos também podem ser um dos responsáveis pela obesidade infantil.
Uma investigação publicada no International Journal of Obesity mostrou que as crianças e adolescentes que tomam demasiados antibióticos têm um maior risco de se tornarem obesos em qualquer idade.
O estudo reuniu 160 mil crianças e adolescentes dos 3 aos 18 anos e demonstrou que os que usaram regularmente antibióticos ganharam peso mais rapidamente do que aqueles que o tinham feito esporadicamente ou nunca tinham tomado.
Os resultados mostraram também que o uso dos antibióticos pode influenciar o ganho de peso, não só na infância, mas em qualquer idade.
Na realidade, as primeiras vezes que as crianças tomam antibióticos, ganham peso, mas perdem-no rapidamente; com a ingestão frequente destes medicamentos, o aumento de peso torna-se cumulativo.
Porque é que isto acontece?
O uso frequente dos antibióticos pode mudar de forma permanente a flora intestinal, essencial para uma digestão completa, quer no que diz respeito à absorção dos nutrientes, quer de calorias, daí o aumento de peso.
Os antibióticos, além de fazerem a sua função, que é eliminarem as bactérias que estão a causar o problema, eliminam também algumas que fazem falta ao organismo, criando desiquilíbrios na flora intestinal.
Cada vez mais, a campanha "Antibióticos em crianças: use mas...não abuse!" faz todo o sentido.
Nunca dê antibióticos ao seu filho sem serem prescritos pelo médico!