Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




F1B91B95-15A5-4F03-B5FC-C6B548ABEF2B.png

 

Seguindo o assunto do post da semana passada relativo à Diabetes (ver AQUI), vou fazer hoje um pequeno apontamento sobre um suplemento muito na moda e com cada vez mais adeptos. Trata-se dos suplementos à base de crómio

 

As funções biológicas do crómio estão intimamente relacionadas com as funções da insulina (hormona produzida pelo nosso organismo que regula os níveis de açúcar no sangue). O crómio não substitui a insulina nem estimula o organismo a produzir maiores quantidades, mas potencia a sua ação fazendo com que atue de forma mais efetiva. 

 

Várias investigações referenciam a capacidade do crómio para regular as concentrações de açúcar no sangue, ajudando a promover o controlo da diabetese a diminuir o risco de doenças crónicas em pessoas com excesso de peso.

A atestar os benefícios do crómio, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), refere que “o crómio contribui para a manutenção de níveis normais de glicose no sangue.”

 

Quando recorrer aos suplementos de Crómio?

- Como complemento da terapêutica da Diabetes

- Na situação pré-diabética, como complemento de uma alimentação adequada

- Para reduzir o apetite por alimentos ricos em açúcar;

- Para ajudar na combustão de gorduras e, consequentemente, na perda de peso.

 

Muitas pessoas chegam ao balcão da farmácia e dizem que vão desistir de tomar crómio, pois não vêem resultados. Isto acontece porque a maioria das pessoas não toma levedura de crómio orgânico. Esta é segura e com resultados após 2 a 3 semanas de toma.
O suplemento não é caro e pode ajudar muito a reduzir a ingestão de alimentos com açúcar e a estabilizar a glicemia.

Uma das vantagens de manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, com a ajuda de levedura de crómio orgânico é que, a partir do momento que se começa a tomar este suplemento, é muito mais fácil evitar as vontades súbitas de lanches  mal elaborados entre as refeições e consequentemente, reduzir o consumo de açúcares.

 

Estes suplementos vão ajudar no controlo de açúcar do sangue e na melhoria do metabolismo. No entanto, se sofre de diabetes, apesar dos estudos que comprovam a eficácia deste mineral nos diabéticos, só deverá tomar suplementos com a supervisão do seu médico.

Não se esqueça que os suplementos nunca são os substitutos de uma alimentação equilibrada! 

 

Deixo-vos aqui dois exemplos de suplementos à base de levedura de crómio, à venda nas nossas farmácias:

 

17F54839-21B5-499D-A1BE-381A66D1F003.jpeg

 Ver AQUI as especificações do produto

 

7991F937-1CE4-4E3D-919A-AB4195F26781.jpeg

Ver AQUI as especificações do produto

 

 

publicado às 12:22

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Outubro 2018

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog