Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 

9821BB8B-1221-4077-93E9-06306B9ADC90.jpeg

 

As doenças cardiovasculares são das que mais nos preocupam e andamos sempre a tentar arranjar mecanismos para a sua prevenção. Exercício físico e alimentação cuidada estão no topo da lista das medidas preventivas. Que exercício? Quais os melhores alimentos para incluir na dieta diária? 

Um estudo recente realizado na China e publicado na revista Heart refere que o consumo diário de um ovo pode reduzir significativamente o risco das doenças cardiovasculares.

Tinha que falar disto, pois adoro ovos e acho que é mesmo dos alimentos mais consensuais e mais fáceis de preparar. Que tal um ovo cozido partido numa tigela de sopa? Ou misturado na salada? Nada mais fácil. Também para levar em qualquer marmita é um alimento de eleição...

 

Neste estudo foram analisados os hábitos de consumo de cerca de meio milhão de chineses entre os 30 e os 79 anos.Os participantes no estudo que consomem ovos viram o risco de doença cardiovascular diminuir 18% e o de AVC reduzir 26%. O consumo diário de ovos levou também a uma redução de 25% no risco de cardiopatia isquémica.

Trata-se de um estudo apenas de observação, mas o tamanho da amostra faz com que seja significativo.

 

Há muita gente que tem medo de comer ovos por causa do colesterol. É verdade que os ovos (a gema) têm colesterol, mas quando consumidos moderadamente (um por dia), não são eles os “maus da fita” neste campo. Convém escolher também a melhor forma de os cozinhar. Claro que um ovo estrelado ou mexido, ao qual se adiciona a gordura durante o processo, fará pior do que um ovo cozido ou escalfado.

 

O ovo pode ser incluído em qualquer refeição do dia e contém apenas 75 calorias. Parece que que estou a fazer propaganda aos ovos, mas é só mais uma dica para manter a boa saúde e prevenir a doença. Foi ”o minuto do bem”, como diria a nossa amiga Bélinha nas “Manhãs da Comercial”.

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:26

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2018

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog