Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Consulta farmacêutica de urgência - "Boots"

por dicasdefarmaceutica, em 10.08.14

Ontem falei da cadeia Boots e hoje tive mesmo que ir a uma das lojas, no centro de Edimburgo porque uma amiga se esqueceu de uns comprimidos de medicação crónica para os dois dias que nos faltam para regressar a Portugal.

Dois balcões no atendimento farmacêutico: um para "medicines" (medicamentos) e outro para "prescriptions" (medicamentos com receita médica). Como não tínhamos receita, dirigimos-nos ao primeiro balcão; com muito profissionalismo, a técnica que nos atendeu perguntou o nome da minha amiga e encaminhou-a para a o gabinete de consulta ("consultation room"); informou que seria chamada pelo nome e que esperaria cerca de dez minutos para ser atendida pela farmacêutica.

No tempo previsto foi chamada e explicou a situação; faltavam-lhe comprimidos de Prednisolona para dois dias.
A farmacêutica consultou o prontuário para se certificar do nome e dosagem equivalente e foi buscar o medicamento numa caixa original. Abriu a referida caixa, cortou o blister com uma tesoura e dispensou a quantidade exata de comprimidos para dois dias. A minha amiga deixou o nome, a morada, o nome do médico que lhe receitou o referido medicamento e a especialidade do mesmo (reumatologia). Pagou apenas o preço pelos comprimidos dispensados e ficou com o problema resolvido.

Quando entrei ainda pensei que poderia identificar-me como farmacêutica para facilitar o processo mas, na realidade, tudo correu de uma forma tão natural que não houve necessidade de complicar o que estava a ser tão fácil. Não houve qualquer desconfiança e também não houve "facilitismo" no atendimento e na dispensa de um medicamento sujeito a receita médica.

Fica aqui esta nota para, como farmacêuticos, continuarmos a questionarmo-nos porque é que coisas tão óbvias às vezes são tão complicadas, porque é que continuamos a não poder dispensar doses unitárias...na realidade, ainda temos um grande caminho a percorrer...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:31

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Agosto 2014

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Pesquisar

  Pesquisar no Blog