Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
É tempo de pensar em viajar...falta pouco para os aeroportos começarem a encher-se de gente desejosa de novas aventuras.
Com o entusiasmo, nem sempre nos lembramos que viajar para determinados países, requer alguma preparação, nomeadamente relativamente à saúde. Quem pretende viajar para fora da Europa, deve dirigir-se a uma consulta de saúde do viajante.
Esta consulta é feita por médicos especialistas em doenças infecciosas e deve ser feita quatro semanas antes da viagem.
A consulta é importante, sobretudo, para informar medidas preventivas antes, durante e após a viagem, de modo a prevenir situações de risco.
Para que serve a consulta de saúde do viajante?
1 - Serve para avaliar a saúde do viajante antes da viagem, nomeadamente grávidas, crianças, idosos e doentes crónicos com medicação.
2 - Serve para informar sobre a assistência médica e segurança no país do destino.
3 - Serve para informar sobre os cuidados a ter no pais do destino, nomeadamente, ao nível da alimentação e higiene.
Alguns cuidados básicos:
- Dar preferência aos alimentos cozinhados.
- Comer fruta descascada.
- Comer os alimentos imediatamente após a confecção.
- Beber água engarrafada. Se tal não for possível, ferver a água ou utilizar desinfetante.
4 - Serve para aconselhar a "farmácia" que o viajante deve levar.
5 - Serve para administrar vacinas e passar o respetivo certificado internacional.
"O Regulamento Sanitário Internacional em vigor estipula que a única vacina que poderá ser exigida aos viajantes na travessia das fronteiras é a vacina contra a febre amarela. Nesse sentido, os Centros de Vacinação Internacional devem administrar a vacina contra a febre amarela a todos os utentes que a eles se dirijam, desde que portadores de prescrição médica.
No entanto, alguns países não autorizam a entrada no seu território sem o comprovativo de vacinação contra outras doenças. É o que acontece com a vacina contra a doença meningocócica, imposta pela Arábia Saudita aos peregrinos que se dirigem a Meca. A Arábia Saudita exige ainda, como outros países, a vacina contra a poliomielite, a quem é proveniente de um dos quatro países onde o vírus é endémico (Afeganistão, Nigéria, Paquistão e Índia)."
Depende sempre para onde pretende viajar, mas as vacinas mais pedidas são contra as seguintes doenças: cólera, difteria, hepatite A, hepatite B, gripe, raiva, tétano e febre tifóide.
6 - Serve para prestar assistência médica após o regresso.
Como "mais vale prevenir do que remediar", se vai viajar para um país "diferente"da Europa, informe-se e, se necessário, vá a uma consulta de saúde do viajante. Veja aqui os locais das consultas.
BOA VIAGEM!