Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Conselhos para combater a Gripe

por dicasdefarmaceutica, em 06.01.19

BDC69310-C219-44B0-B2F0-A795925AC809.jpeg

O frio aperta e prevê-se que  as gripes cheguem em força nos próximos dias. O mês passado já falei AQUI de como se prevenir das doenças de Inverno, mas hoje venho reforçar algumas dicas importantes para evitar e combater a Gripe.

O vírus da gripe é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, expelidas sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto direto com partes do corpo ou superfícies contaminadas (por exemplo, através das mãos). Por esta razão, devemos tomar algumas medidas para prevenir a gripe, nomeadamente: 

- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão (caso não seja possível, utilizar toalhetes).

- Utilizar lenços de papel descartáveis e deitá-los sempre nos sanitários ou lixo comum.

- Ao espirrar ou tossir, proteger a boca com um lenço de papel ou com o antebraço (não utilizar as mãos).

 

Caso os primeiros sintomas de gripe apareçam, aqui ficam 3 conselhos  importantes:

- Não vão diretamente à urgência! A primeira porta de entrada no sistema de saúde, nesta altura, deve ser o SNS24, através do número 808242424. Esta linha é atendida por enfermeiros que fazem a triagem. A grande maioria das pessoas pode ser tratada em casa ou nos Centros de Saúde.

- Não tomem antibióticos por iniciativa própria! Estes medicamentos não curam as doenças virais, como a gripe.

- Protejam-se do frio, tenham uma alimentação equilibrada e bebam muita água!

 

Fale de tudo isto com os seus familiares, amigos, vizinhos, pois se todos tomarmos medidas responsáveis, será mais fácil gerir estes períodos nos hospitais e Centros de Saúde. Muitas vezes, são as medidas mais simples que evitam a propagação da doença e as temíveis epidemias.

Só mais uma nota: os centros de saúde já ativaram os seus planos de contingência devido ao frio e muitos deles já estão a funcionar com horário alargado.

 

publicado às 19:17

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Janeiro 2019

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog