Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Consciência Internacional sobre o cancro da pele

por dicasdefarmaceutica, em 13.06.14

Já falei de prevenção do cancro da pele aqui no blog, mas como é um tema demasiado importante, resolvi voltar ao assunto.

 

Campanhas de prevenção dos vários tipos de cancro são feitas por toda a Europa.

Ainda há dois dias, em Espanha, em plena Gran Via de Bilbau, assisti a uma campanha de prevenção do cancro da pele. Vários especialistas falavam para alguns jornalistas e para quem passava do que é o cancro da pele mas, sobretudo, de como o prevenir.

A Liga Portuguesa contra o Cancro também tem uma enorme preocupação com a prevenção do cancro da pele. Todos os anos são feitas campanhas para informar e sensibilizar toda a população para uma adequada proteção solar.

O mês passado foi feito um projeto em parceria com a "Garnier Ambre Solaire", chamada "Hora do Sol Saudável", com o objetivo de sensibilizar os alunos mais novos para este assunto.

Esta campanha parte do princípio de que o Sol é indispensável à vida e que os raios solares nos ajudam a fabricar a vitamina D, fundamental para o desenvolvimento ósseo." "Por outro lado, pretende também mostrar que o Sol em excesso é perigoso e ensinar a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa, através das 15 regras divulgadas pela “Hora do Sol Saudável”, que reproduzo aqui na íntegra:

 

1 - A radiação solar que provoca queimadura solar e é cancerígena é a radiação ultravioleta.

 

2 - Em Portugal, deve-se evitar estar exposto diretamente ao sol entre as 11.30h e as 16.30h.

 

3 - A aplicação de protetor solar não dispensa a utilização de vestuário apropriado, chapéu e óculos de sol quando exposto à radiação solar.

 

4 - A pele tem memória da radiação solar ao longo da vida e o excesso de radiação solar provoca envelhecimento precoce e cancros de pele.

 

5 - As queimaduras solares na adolescência/início da idade adulta predispõem para o melanoma (cancro de pele agressivo).

 

6 - Pessoas de pele clara, olhos azuis/verdes, cabelos claros reagem ao sol com queimadura solar e devem aplicar regularmente protetor solar de índice elevado na pele descoberta.

 

7 - A exposição solar deve ser gradual e deve evitar-se a exposição prolongada com queimadura solar.

 

8 - A radiação ultravioleta é retida pela areia e pela água, pelo que, mesmo à sombra do chapéu, se deve utilizar protetor solar na pele não coberta pelo vestuário.

 

9 - Os óculos de sol e o chapéu que cubra as orelhas e pescoço devem ser utilizados para proteger a retina e a cabeça, orelhas e pescoço da radiação solar.

 

10 - A aplicação de protetor solar deve ser renovada depois de tomar banho de mar ou piscina.

 

11 - O protetor solar deve ser aplicado em casa, renovando-se a aplicação quando se chega à praia e a intervalos regulares durante a exposição solar (após o banho, jogo na praia, etc...).

 

12 - Pessoas de pele clara devem escolher protetores com índice de proteção elevado (igual ou superior a 20 ou 30), no caso das crianças sempre com índice de proteção 50.

 

13 - Estamos sempre expostos à radiação UV (na praia, no campo, durante a prática de desporto ou trabalho ao ar livre).

 

14 - Mesmo quando o tempo está enevoado, continua a haver radiação UV. 

 

15-  Horas "seguras" são aquelas em que a nossa sombra é maior do que nós próprios ("regra da sombra”).

 

publicado às 17:54

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2014

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog