Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
É muito vulgar ouvirmos a expressão "falar com os olhos". Através de um simples olhar, conseguimos saber se a pessoa está alegre, triste ou até com raiva. Isto deve-se aos vinte e dois músculos existentes nesta zona, responsáveis pelos incontáveis movimentos diários expressos em cada olho.
O contorno dos olhos é a primeira zona da cara marcada pelo tempo.
A pele em torno dos olhos é muito fina e sabe-se que, a cada dez anos, fica 6% mais fina. Nesta zona, a derme é pobre em fibras de colagénio e elastina.
Também no contorno dos olhos, a microcirculação sanguínea e linfática se fazem mais lentamente do que no resto do rosto.
É muito importante prevenir desde cedo o aparecimento de rugas, olheiras ou papos. Se por um lado a pele mais fina facilita o aparecimento prematuro dos sinais do tempo, por outro, vai facilitar a penetração dos princípios ativos dos produtos utilizados.
Estes produtos devem ser específicos para os olhos.
Na prevenção há três regras fundamentais:
- Proteger os olhos do sol, evitando esforçá-los.
- Hidratar a pele e utilizar protetor solar.
- Não fumar.
Relativamente aos olhos, o que mais nos preocupa a partir dos 40 anos?
São os chamados "pés de galinha", as olheiras e os papos.
Pés de galinha
Logo a partir dos 30 anos, as pálpebras superiores, sempre em movimento, tendem a relaxar e aparecem os chamados "pés de galinha". Este "papão" deve-se à perda de colagénio (responsável pela firmeza) e à perda de elastina (responsável pela elasticidade), mas o seu aparecimento depende do tipo de pele, da expressão de cada pessoa e também do estilo de vida.
Os produtos de eleição para os pés de galinha são os ativos poderosos para a estimulação de colagénio. O retinol, derivado do ácido retinóico, também é uma boa opção, pois atua na renovação celular.
Este produtos devem ser colocados na zona óssea à volta dos olhos, em todo o contorno, mediante massagem ou toques muito suaves. Atenção que a má colocação destes produtos é um dos erros mais comuns em cosmética!
Olheiras
As olheiras podem ter várias origens: genética, fadiga, stress ou envelhecimento. As olheiras podem ser temporárias ou permanentes e a deficiente microcirculação é a principal responsável pela coloração azulada típica das olheiras.
Os produtos que se utilizam são os corretivos de olheiras existentes em várias marcas. Estes produtos devem ser aplicados com movimentos delicados do canto interno para o externo do olho, conforme indicação da própria marca.
Papos
Este é o "papão" que se traduz no inchaço das pálpebras superiores, e que dão um ar de eterno cansaço, sendo muitas vezes também acompanhado de olheiras profundas. Os papos são difíceis de tratar e podem ter várias origens: genética, retenção de líquidos, flacidez ou excesso de gordura. Neste caso, o sistema linfático e circulatório estão comprometidos.
Os cremes de eleição para tratar os papos são aqueles que dão firmeza à pele e que aliviam a retenção de líquidos. O ativo mais utilizado é a cafeína, com ação drenante e lipolítica. Muitas vezes, utiliza-se em adição o ácido hialurónico, que tem ação reafirmante.
Para os papos, deve-se aplicar o creme, fazendo uma pequena pressão com o dedo anelar do canto interno para o externo do olho. Muitas vezes, aconselha-se a colocação do creme para os papos no frigorífico, pois quando frio, descongestiona mais rapidamente a zona a tratar.
Como a zona de contorno de olhos é a mais sensível de todo o rosto, apenas deve utilizar produtos específicos para esta zona.
1 - Lierac
2 - La Roche Posay
3 - Caudalie
4 - Filorga
5 - Galénic
6 - Vichy
7 - Avène
8 - Sisley