Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Como prevenir a cárie dentária

por dicasdefarmaceutica, em 06.12.15

image.jpg

A cárie dentária resulta de erosões ou cavidades que se formam na superfície dos dentes.

Quando a higiene oral não é realizada corretamente, as bactérias que existem na boca reagem com os restos alimentares, formando uma estrutura que adere aos dentes, denominada placa bacteriana.

 

No início, a cárie dentária é indolor, pelo que não lhe damos grande importância mas, quando não tratada, pode atingir estruturas internas do dente, podendo causar dor em determinadas situações. A cárie não tratada está na origem de muitas perdas precoces dos dentes. Além disso, pode também provocar patologias no coração, rins, articulações e noutros órgãos.

 

Como em quase todos os assuntos relacionados com a saúde, a saúde oral não é exceção e a prevenção é a primeira "arma". Assim, na prevenção da cárie dentária temos três pontos fundamentais:

 

1 - Uma boa higiene oral

Neste ponto, é de particular importância a correta escovagem dos dentes, o uso de fio/fita dentária e a utilização de produtos de higiene oral com flúor. Vejam AQUI os cuidados a ter.

 

2 - O consumo moderado de açúcares

Evitar uma dieta rica em açúcares, pois estes são os mais "amigos" das cáries dentárias. Uma dica importante é dar a conhecer, o mais tarde possível, o sabor doce às crianças.

 

3 - A aplicação de selantes de fissuras

É um método de prevenção muito utilizado atualmente, sobretudo em crianças. Trata-se da aplicação de uma resina, com o objetivo de isolar as fissuras dos dentes face ao meio ambiente oral.

 

Além destas medidas, é importante estar atento e consultar o dentista de 6 em 6 meses, mesmo na ausência de queixas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:31

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Dezembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog