Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ter dores de garganta custa muito. Com a garganta inflamada é difícil falar, comer e até os líquidos custam a passar...tudo arde e arranha...
A dor de garganta surge, mais frequentemente, como consequência de um processo viral (constipações e gripes), mas também pode ter origem bacteriana, como no caso das amigdalites ou das faringites.
Em geral, uma dor de garganta sem complicações resolve-se, por si só, ao fim de alguns dias através da aplicação de algumas medidas simples, não sendo necessário recorrer logo aos medicamentos.
Algumas dicas para aliviar a dor:
- Beber chá ou leite morno com mel e limão (suaviza a garganta).
- Ingerir líquidos (água, chá ou sopas). Esta é, sem dúvida, a medida mais importante, ajudando na lubrificação das vias respiratórias.
- Não fumar e evitar estar em ambientes com fumo ou muito aquecidos.
- Chupar um rebuçado ou uma pastilha (de preferência sem açúcar).
Existem atualmente no mercado dezenas de tipos diferentes de pastilhas para dor de garganta, que podem ser adquiridas facilmente em qualquer farmácia sem prescrição médica. As principais substâncias presentes nestas pastilhas são o mentol, ambroxol, benzidamina, lidocaína, benzocaína e alguns anti-inflamatórios.
Existem também alguns sprays que ajudam no alívio da dor de garganta, muito utilizados para um alívio rápido local.
Nunca abuse das pastilhas e dos sprays. Se as dores de garganta não passarem passados três a cinco dias, consulte o médico, pois pode necessitar de reforçar estas medidas ou de recorrer a determinados medicamentos, tais como anti-inflamatórios, analgésicos ou até antibióticos (estes últimos sempre sujeitos a receita médica).
Sem dúvida que o anti-inflamatório mais utilizado para a garganta é o Ibuprofeno, mas existem muitas alternativas, por isso peça conselho ao seu farmacêutico.
Se começar a ter febre ou se as dores não passarem, consulte um médico, pois apesar de normalmente ser uma doença benigna e passageira, as faringites e amigdalites podem trazer complicações mais ou menos graves.