Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Não é preciso arranjar desculpas para fazer um “coffee break” para beber um cafezinho. Afinal é mesmo verdade, a cafeína faz bem à saúde.
Já falei AQUI num dos benefícios da cafeína no combate à depressão, mas parece que esta não é a única vantagem deste ingrediente cujo consumo nos dá tanto prazer e que é o pretexto para tantos encontros. “Vamos combinar um cafezinho” é uma frase que dizemos tantas vezes e que nos faz tão bem à saúde. Vamos lá saber por quê...
Está provado que a cafeína tem efeitos benéficos no nosso organismo, a curto e a longo prazo. Vamos só ver alguns deles.
Efeitos benéficos da cafeína a curto prazo:
- Aumenta a energia e o bem-estar.
- Ajuda a manter o ritmo circadiano. Ter o ritmo diário desregulado pode levar a perturbações do sono, a aumento de peso e a problemas do foro mental. A cafeína, quando consumida sobretudo da parte da manhã, ajuda a regular este ritmo.
- Melhora a concentração.
Efeitos benéficos da cafeína a longo prazo:
- Diminui a probabilidade de contrair doenças degenerativas, como Alzheimer ou Parkinson.
- Protege as células da retina. A isquemia da retina é uma complicação associada às doenças degenerativas da retina, que pode levar à perda de visão ou até mesmo à cegueira. Atualmente esta patologia não tem cura, mas segundo a investigadora Ana Raquel Santiago da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, os resultados da sua investigação são promissores neste campo e a cafeína, como antagonista dos receptores de adenosina, pode dar uma ajuda nestes casos (estudo publicado no jornal online Cell Death and Disease). O fármaco envolvido neste estudo chama-se istradefilina.
Há cientistas que defendem que o ideal é o consumo de 3 a 4 chávenas de café por dia, ainda que o efeito da cafeína varie de pessoa para pessoa.
Não há dúvidas, a cafeína faz bem! Cuidado ao consumi-la juntamente com álcool ou bebidas energéticas, pois aí sim, pode ser prejudicial!
Como tudo o que é em excesso, também a cafeína faz mal. Se beber 100 chávenas de café num dia (o equivalente a 10 gramas de cafeína) pode até morrer por causa do “cafézinho”!