Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




image_2017-03-09_11-39-46.jpeg

 
A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma doença que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade, ou seja, entre os jovens adultos. Afeta com maior incidência as mulheres do que os homens.

 

Começa hoje no Porto, o Congresso Internacional da Esclerose Múltipla. Em simultâneo, a Merck vai iniciar uma ação de sensibilização com o objetivo de mostrar, através de experimentação física e virtual, como é viver com Esclerose Múltipla (EM). Assim, foi construída uma casa, chamada Casa da EM, onde é possível experienciar as dificuldades e limitações destas pessoas nas tarefas diárias.

 

A casa é constituída por três divisões: sala de estar, cozinha e casa de banho. Na sala de estar, o sofá é mais baixo do que o normal e um tapete de água dá a sensação de desequilíbrio, por exemplo. Na cozinha, os participantes vão perceber como um gesto tão simples como pegar numa caneca pode exigir um imenso esforço a estes doentes e na casa de banho, o espelho vai apresentar uma imagem desfocada. Todas estas características levam a que as pessoas diagnosticadas com EM tenham que se adaptar a uma nova realidade.

 

image_2017-03-09_11-49-55.jpeg

 

image_2017-03-09_11-49-59.jpeg

 

Os sintomas mais comuns da EM são:

- Fadiga

- Neurite óptica

- Perda da força muscular nos braços e pernas

- Alterações da sensibilidade

- Dor

- Alterações urinárias e intestinais

- Problemas sexuais

- Alterações no equilíbrio e coordenação

- Alterações cognitivas

- Alterações de humor e depressão

"Os efeitos que todos estes sintomas têm na qualidade de vida variam muito. Dependem bastante da forma como o doente vive estes sintomas e como consegue lidar com eles. Com o tempo, acabará por aprender a lidar com eles e a compensá-los, realizando coisas de que ainda é capaz e descobrindo novas capacidades.
Não irá acontecer de um dia para o outro: é um processo que requer esforço e tempo, não só da sua parte, mas de todos os que o rodeiam (companheiro/a, filhos ou outros membros da família)". É importante rodear-se das pessoas que se preocupam em ajudar e apoiar-se em grupos que sabem lidar com a doença, como a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM).

 

Segundo Bruno Wohlschlegel, Diretor-Geral da Merck em Portugal, “Hoje em dia, os avanços terapêuticos na área da EM já permitem que as pessoas prossigam a sua vida e consigam manter uma atividade profissional. Contudo, para as pessoas que sofrem desta doença é de suma importância criar uma maior consciencialização sobre o tema e daí surge a Casa da EM. Na Merck, é nosso objetivo contribuir para melhorar a qualidade de vida dos doentes nas suas várias dimensões, seja no âmbito clínico, como no âmbito dos relacionamentos interpessoais.”

 

O Congresso Internacional de Esclerose Múltipla do Porto marca o primeiro momento de apresentação da Casa da EM, que segue para o Congresso da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares. Ao longo do ano de 2017 a Casa será estrategicamente apresentada em vários eventos, com o objetivo de formar e sensibilizar o maior número de pessoas.

 

Todos os dias, de uma ou de outra forma, "topeçamos" com doenças crónicas como a Esclerose múltipla. É muito bom sabermos o que sentem e de que forma é o dia a dia das pessoas que vivem com estas doenças, pois só assim poderemos ajudar e encaminhar da melhor forma aqueles que pedem a nossa ajuda.

 

 

publicado às 18:20

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog