Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A cannabis, também conhecida por Marijuana, tem vários efeitos benéficos, bem documentados, para uso medicinal. Entre eles estão: melhoria de náuseas e vómitos; estimulação do apetite entre pacientes que usam tratamentos quimioterápicos e em doentes com SIDA, diminuição da pressão intra-ocular (o que se demonstrou eficaz no tratamento de glaucoma), além de efeitos analgésicos gerais.
Estudos recentes comprovaram também a eficácia do THC (Tetrahydrocannabinol), principal substância da cannabis, contra as células cancerígenas, nomeadamente, na cura do cancro do cérebro.
Este tipo de cancro é dos mais difíceis de tratar, e a taxa de sobrevivência para os pacientes, cinco anos após o diagnóstico da doença, é de apenas 10%. Uma investigação conduzida por especialistas da Universidade de Londres, concluiu que o tratamento mais eficaz, consistia na combinação de dois químicos ativos da planta Cannabis (THC e CBD) com radioterapia.
Nas experiências com ratos, os tumores da cabeça sofreram uma redução drástica de tamanho e, em alguns casos, desapareceram.
O grupo de investigadores está atualmente a discutir a possibilidade de realizar testes médicos do novo tratamento em seres humanos. “Em alguns casos, os tumores desapareceram completamente em animais. Esse é um bom presságio para futuras pesquisas em seres humanos”, diz o líder do estudo, Liu Wai.
Nos vários países, o uso da Cannabis para fins terapêuticos tem sido controverso. Vamos aguardar o desenvolvimento destas notícias.