Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Milhares de peregrinos já chegaram a Fátima, cheios de fé e ansiosos pelo encontro com o Papa Francisco, o Papa cuja mensagem consegue chegar a todos, crentes e não crentes: "Viva a vida agora! Ame mais, viva mais, perdoe mais..."Ao longo do caminho, houve tempo para reflexão e para pensar nestas palavras do Papa e naquilo que é verdadeiramente importante na vida.
Como habitualmente, a Cruz Vermelha Portuguesa prestou assistência aos peregrinos ao longo desta caminhada. Aproveitando também esta oportunidade, a Stent for Life, que é apadrinhada em Portugal pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), promoveu uma campanha de sensibilização para o enfarte agudo do miocárdio.
Conhecer e compreender os sinais de um enfarte e agir o mais rapidamente possível pode ser decisivo para salvar uma vida. O objetivo desta campanha, é sensibilizar a população para os sinais e sintomas do enfarte e para a necessidade de ligar 112, diminuindo assim o número de mortes provocadas por esta doença.
Conhecer e compreender os sinais de um enfarte permite agir rapidamente e procurar ajuda médica. A rapidez é fundamental para o sucesso do tratamento. A cada minuto que passa o risco de morte aumenta.
Quando ligar para o 112? Quais os principais sintomas?
- Dor no peito por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço.
- Suores, Náuseas, Vómitos, Falta de ar e Ansiedade.
- Por vezes, sobretudo nas mulheres, os sintomas podem manifestar-se por falta de ar, fraqueza, sensação de indigestão e fadiga.
- Um enfarte do miocárdio pode não ser repentino, podendo ocorrer gradualmente, ao longo de vários minutos.
- Os sintomas normalmente duram mais de 20 minutos, mas também podem ser intermitentes.
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas na dúvida, ligue o 112!
Aproveitem bem este fim-de-semana! Em Fátima, em casa ou noutro qualquer lugar, "Viva a vida agora"!