Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Cães para surdos

por dicasdefarmaceutica, em 05.12.14

image.jpg

 

Nunca me tinha apercebido que existiam cães preparados para ajudar pessoas surdas. Ontem encontrei um com o seu dono na estação de combóio das Devesas, em Vila Nova de Gaia. Observei-os com atenção e pesquisei um pouco sobre o assunto...estes nossos amigos não deixam de me surpreender.

 

Da mesma maneira que o cão-guia ajuda o dono cego a se situar num espaço que ele não pode ver, o cão para surdos faz com que o dono tome consciência do universo sonoro que, de outro modo, não poderia abranger.

 

"Algumas das tarefas que o cão para surdos aprende são: alertar para sons da casa (campainha/bater à porta, alarme de incêndio, temporizador de forno/micro- ondas, bebé a chorar, alguém a chamar pelo nome do dono, despertador); alertar para sons fora de casa (sirene de carros de polícia, de bombeiros ou de ambulância, ou de carro a aproximar-se na direção do dono); alertar para sons no local de trabalho (alarme de incêndio, colega de trabalho a chamar o dono, recepção de mensagem no telemóvel); e para outros sons como por exemplo recuperar objetos perdidos que façam som ao cair (chaves, moedas) ou levar mensagem entre cônjuges (um está a chamar o outro)". O cão é treinado para chamar a atenção do dono com gestos - a pegar na sua mão, por exemplo, para levá-lo até a origem do som percebido.

 

Apesar de haver algumas raças com características mais adequadas para auxiliar as pessoas com deficiência auditiva (pequinois, por exemplo), qualquer cão pode ser útil. Assim, se a pessoa já tem um cão, ele poderá ser educado com esse objetivo. De raça pura ou não, macho ou fêmea, o essencial é que seja tranquilo, doce, amistoso, sagaz, suficientemente curioso para procurar ruídos e inteligente para identificá-los.

 

O meu cão, de nome Sebastião, é tão atento às conversas e aos sons que, de certeza, poderia ter sido treinado para este fim.

image.jpg

 

Apesar de, em Portugal ainda haver poucos cães educados para este tipo de deficiência, verifica-se um esforço para que haja uma maior evolução, no sentido de que estes nossos amigos ajudem ainda mais os seus donos, sobretudo quando estes são portadores de alguma deficiência, seja ela visual, auditiva ou física (cães de assistência).

Tags:

publicado às 17:58

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Dezembro 2014

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog