Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A normal audição dos sons que nos rodeiam é um dos sentidos que mais apreciamos. Quando estes sons começam a chegar de maneira diferente e a diminuição da audição é notória, há que recorrer imediatamente a um especialista pois, nesta altura, existem muitas soluções para cada caso. Há uma grande tendência, sobretudo nas pessoas mais idosas, de menosprezar a falta de audição e, com isso, comprometer a sua qualidade de vida.
De acordo com um estudo desenvolvido nos Estados Unidos pela Hopkins Medical School, as pessoas com perda auditiva têm cinco vezes mais probabilidades e desenvolver demência do que as pessoas com audição normal. Ficou provado que, por cada 10 decibéis de perda auditiva, o risco de desenvolver demência, aumenta 2,7 vezes.
A este respeito e, como curiosidade, li recentemente que chegou a Portugal, através da empresa Amplifon, aquela que dizem ser a "solução auditiva mais inteligente do mundo": trata-se do primeiro aparelho auditivo com ligação direta ao iPhone, iPad e iPod touch e chama-se LINX. O objetivo é facilitar a vida das pessoas com dificuldades auditivas.
Qualquer solução para a perda de audição deve ser adequada a cada caso. Por isso, se tem dificuldade em ouvir ou se isso se passa com algum familiar ou amigo, vá a uma consulta ou marque um rastreio auditivo; muitas farmácias têm este serviço à disposição dos seus clientes.