Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A Aspirina tem a bonita idade de 115 anos. É o medicamento mais conhecido e mais consumido em todo o mundo. A Aspirina contém ácido acetilsalicílico e, só por curiosidade, o seu nome tem a seguinte origem: A de Aceti; Spir de Spirae ulmaria (planta que fornece o ácido salicílico) e In era um sufixo utilizado na época. Formou-se assim o nome Aspirin, que foi "aportuguesado" para Aspirina.
Aspirina 500mg
"Está indicada no alívio de dores de intensidade ligeira a moderada como p. ex. dores de cabeça, dores de dentes, dores musculares, dores menstruais e ainda nos estados febris associados a resfriados ou gripe."
Aspirina100mg
"É utilizada nas situações em que é desejável uma redução da agregação das plaquetas."
Um estudo recente da Universidade de Glasgow revela que a Aspirina pode reduzir para metade o risco de morte com cancro da mama.
Isto pode acontecer porque a Aspirina ajuda no bloqueio de substâncias químicas inflamatórias, que alimentam o crescimento e desenvolvimento da doença.
De qualquer modo, estes estudos são recentes e ainda é cedo para tirar uma conclusão definitiva relativamente à ligação entre o uso da Aspirina e a sobrevivência dos doentes com cancro da mama.
Também há que realçar que a Aspirina pode ter efeitos secundários graves (sobre os quais falarei num dos próximos posts) pelo que, antes de se automedicar, deve consultar o seu médico e informar-se com o seu farmacêutico.