Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Asma e Poluição Ambiental

por dicasdefarmaceutica, em 04.05.18

 

A23B630C-AC77-445D-9AEE-D0625AA583D0.jpeg

 

O Dia Mundial da Asma celebra-se anualmente na primeira terça-feira do mês de maio. Ainda vou a tempo de abordar o assunto.

 

A asma é uma doença crónica muito comum e que afeta a passagem de ar de e para os pulmões, causando inflamação das vias respiratórias e dificuldade em respirar. Ela afeta mais as crianças do que os adultos e estima-se se que mais de um milhão de portugueses sofram de asma.

 

Sobre esta doença já falei várias vezes AQUI no blog, mas a sua relação com as condições ambientais é cada vez mais um assunto do dia e é considerado um grave problema de saúde pública em todo o mundo.

 

A poluição aumenta as exacerbações de asma e as infeções respiratórias que, por sua vez, pioram a asma. Além disso, alguns estudos têm sugerido que a poluição pode também aumentar a chance de uma pessoa desenvolver asma.

 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, na população mundial, nove em cada dez pessoas respiram ar poluído e contaminado e todos os anos morrem sete milhões de pessoas por causas diretamente relacionadas com a poluição.

Os níveis de contaminação permanecem perigosamente elevados em várias regiões do globo. Os países mais pobres, na Ásia, África e Médio Oriente, são os que registam a maior percentagem de mortalidade causada pela poluição, que apresenta níveis cinco vezes superiores ao estabelecido pela OMS. 

 

Portugal não está nos países mais preocupantes neste campo pois, segundo os especialistas, na sua globalidade, a qualidade do ar atmosférico é bastante razoável. Claro que isto acontece se falarmos fora das grandes cidades, como Lisboa e Porto, e quando não há fenómenos associados aos incêndios florestais. Esperemos que este ano estejamos mais protegidos neste campo...

Em Portugal, a qualidade do ar é monitorizada englobando cinco poluentes: monóxido de carbono, dióxido de azoto, dióxido de enxofre, ozono e partículas finas ou inaláveis (que têm influência direta na saúde humana).

 

A poluição ambiental é o maior desafio para a saúde pública mundial. Controlar o tráfego, promovendo a utilização dos transportes públicos e outros meios para chegar ao destino deveria ser uma das mais importantes prioridades dos nossos governantes, mas com os preços praticados nos nossos transportes públicos, torna-se difícil mentalizar as pessoas que este deverá ser o meio mais correto para as deslocações diárias.

Está a ser feito um esforço, mas ainda estamos longe de alcançar os objetivos propostos para as nossas cidades. 

Também não deveria falar de poluição e asma sem falar do tabaco, mas este assunto fica para outro dia...

 

Temos todos que tratar de ver cada vez menos destas caras lindas a utilizar estes dispositivos.

33C4D362-61A0-4622-BA0F-6B051B947C65.jpeg

 Bom fim-de-semana! 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:54

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2018

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog