Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




image.jpeg

Parece que, finalmente, estará para breve uma medida há muito tempo em discussão: as embalagens dos medicamentos genéricos vão ser todas iguais, em cores ou tamanhos, destacando-se o nome da substância activa e não o nome da marca. A marca terá um destaque reduzido.

Até agora, as embalagens dos genéricos caracterizam mais a marca associada do que o princípio activo do medicamento. Por vezes, só sabemos que são genéricos porque são identificados pela sigla MG.

 

Os utentes, sobretudo os mais idosos, reconhecem os medicamentos pela cor e pela embalagem. Como não conseguimos que os comprimidos com a mesma substância activa sejam todos da mesma cor, se tiverem embalagens semelhantes podem-se evitar confusões devidas à troca permanente das mesmas.

Se todas as sinvastatinas 20mg, por exemplo, tiverem uma embalagem do mesmo tamanho e forem todas verdes e brancas, talvez seja mais fácil a sua identificação, para os tantos milhares de doentes que não sabem ler e não conseguem identificar os vários medicamentos que tomam. 

Esta medida também pode facilitar o atendimento e o papel dos cuidadores, pois podem- se arranjar estratégias diferentes quando se fazem os quadros com as posologias prescritas, colocando nas observações, por exemplo, alguma referência à embalagem.

 

image.jpeg

 

Já que estou a falar de genéricos, por vezes, questionam-me como saber se os medicamentos que tomam têm genérico. Primeiro, tanto o médico como o farmacêutico devem informar o utente sobre a existência de medicamentos genéricos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde e sobre aquele que tem o preço mais baixo.

Além disso, o Infarmed disponibiliza uma linha gratuita (800 222 444), todos os dias úteis, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, através da qual toda a gente pode aceder a esta informação. O Infarmed disponibiliza ainda uma aplicação informática – Pesquisa MG - onde poderá pesquisar se existem Medicamentos Genéricos para o seu medicamento e consultar o preço de todos os medicamentos.

 

Quando falamos que 50% dos medicamentos não são corretamente usados pelos doentes, todas as medidas que venham melhorar esta situação são bem vindas.

Tanto a Apogen (Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos) como a Ordem dos Médicis aplaudem esta iniciativa de mudança das embalagens dos genéricos.

O uso responsável dos medicamentos tem que ser uma preocupação constante de todos nós, pois só assim conseguiremos poupar dinheiro e, ao mesmo tempo, aumentar a eficácia dos medicamentos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:09

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Dezembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog