Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Parece que, finalmente, estará para breve uma medida há muito tempo em discussão: as embalagens dos medicamentos genéricos vão ser todas iguais, em cores ou tamanhos, destacando-se o nome da substância activa e não o nome da marca. A marca terá um destaque reduzido.
Até agora, as embalagens dos genéricos caracterizam mais a marca associada do que o princípio activo do medicamento. Por vezes, só sabemos que são genéricos porque são identificados pela sigla MG.
Os utentes, sobretudo os mais idosos, reconhecem os medicamentos pela cor e pela embalagem. Como não conseguimos que os comprimidos com a mesma substância activa sejam todos da mesma cor, se tiverem embalagens semelhantes podem-se evitar confusões devidas à troca permanente das mesmas.
Se todas as sinvastatinas 20mg, por exemplo, tiverem uma embalagem do mesmo tamanho e forem todas verdes e brancas, talvez seja mais fácil a sua identificação, para os tantos milhares de doentes que não sabem ler e não conseguem identificar os vários medicamentos que tomam.
Esta medida também pode facilitar o atendimento e o papel dos cuidadores, pois podem- se arranjar estratégias diferentes quando se fazem os quadros com as posologias prescritas, colocando nas observações, por exemplo, alguma referência à embalagem.
Já que estou a falar de genéricos, por vezes, questionam-me como saber se os medicamentos que tomam têm genérico. Primeiro, tanto o médico como o farmacêutico devem informar o utente sobre a existência de medicamentos genéricos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde e sobre aquele que tem o preço mais baixo.
Além disso, o Infarmed disponibiliza uma linha gratuita (800 222 444), todos os dias úteis, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, através da qual toda a gente pode aceder a esta informação. O Infarmed disponibiliza ainda uma aplicação informática – Pesquisa MG - onde poderá pesquisar se existem Medicamentos Genéricos para o seu medicamento e consultar o preço de todos os medicamentos.
Quando falamos que 50% dos medicamentos não são corretamente usados pelos doentes, todas as medidas que venham melhorar esta situação são bem vindas.
Tanto a Apogen (Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos) como a Ordem dos Médicis aplaudem esta iniciativa de mudança das embalagens dos genéricos.
O uso responsável dos medicamentos tem que ser uma preocupação constante de todos nós, pois só assim conseguiremos poupar dinheiro e, ao mesmo tempo, aumentar a eficácia dos medicamentos.