Muitos homens e mulheres são obcecados por um corpo perfeito. O desejo pela beleza e por um corpo esbelto está cada vez mais em evidência e, quando nos aproximamos do Verão, aparecem as promessas de dietas "milagrosas", reduzindo "não sei quantos" quilos num mês, ou mesmo, em dias...
Antes de mais, há que distinguir o que é emagrecer e perder peso, pois são coisas diferentes. Emagrecer é perder gordura, e isto leva o seu tempo; perder peso é o que as dietas rápidas conseguem fazer à custa, muitas vezes, da retirada de água do organismo.
As dietas rápidas só dão resultado a curto prazo. A pessoa fica contente porque perde peso, mas as consequências no metabolismo são evidentes e a pessoa vai engordar outra vez.
Existem muitos produtos para emagrecer no mercado, aliás, todos os anos as marcas vêm com mais um produto "milagroso" . Concordo que, muitas vezes, estes produtos ajudam no início de uma reeducação alimentar mas, cada pessoa é um caso e, por isso, não caia na tentação de os comprar só pelo que viu no anúncio...peça uma ajuda especializada!
Também se passa o mesmo com as dietas da moda: são as dietas Detox, a Dieta Lev, a Dieta dos 31 dias e muitas outras, que enchem páginas de revistas e livros com promessas de perda de peso em pouco tempo.
As chamadas dietas Detox estão muito na moda, mas convém notar que o objetivo destas dietas é tirar toxinas do organismo, e não perder peso. Estas dietas devem ser feitas durante um curto período de tempo (2 a 7 dias) e devem ser acompanhadas por um nutricionista, pois feita de modo incorreto, pode acarretar problemas graves para o organismo (hipoglicémia, perda de massa muscular, tonturas, desmaios, etc...).
A Dieta Lev também está muito na moda; apesar de também prometer um emagrecimento rápido, aposta sobretudo numa reeducação alimentar, com a ajuda das refeições Gourmet Lev, desenvolvidas minuciosamente, para que a perda de gordura seja eficaz. Esta dieta tem a vantagem de ser personalizada e feita com a ajuda especializada das clínicas Lev.
http://www.lev.ptA promessa da Dieta dos 31 dias é "Emagrecer sem sacrifícios" e o segredo desta dieta está, segundo a nutricionista Ágata Roquette, "na escolha adequada dos alimentos, por um lado, e na sua correta combinação, por outro". Também esta dieta deve ser feita com acompanhamento.
Todos os nutrientes devem ser incluídos numa alimentação equilibrada. Um dos maiores aliados da boa saúde,é a alimentação equilibrada associada à prática de exercício físico.
Em nome da linha gera-se, muitas vezes, uma obsessão quotidiana, com a qual se vive dia após dia. Fico sempre incomodada quando vejo adolescentes (e também adultos...) com aquelas listas de alimentos permitidos e proibidos a fazerem tantas asneiras em termos alimentares.
Lembro-me sempre de algumas notícias relatadas em vários órgãos de comunicação social quando, nos estados Unidos, morreram várias pessoas, devido a uma dieta só à base de proteínas; isto porque, o músculo Coração enfraqueceu e não aguentou.
As pessoas que seguem uma dieta equilibrada são mais resistentes a infeções, são mais saudáveis e mais equilibradas.
Mas, a dieta que funciona, que está sempre na moda e a minha preferida é a REEDUCAÇÃO ALIMENTAR.