Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
É inevitável, quando viajamos para algumas zonas do planeta, temos mesmo que aprender a viver com os mosquitos. Uns mais agressivos, outros a deixar marcas mais ou menos profundas e outros até mortais, o melhor mesmo é prevenir e aprender a "lidar" com eles.
Evitar a picada dos insectos é a primeira medida de prevenção:
- Aplicar repelente nas áreas expostas do corpo (braço, pernas, tornozelos, pescoço e face), evitando o contacto com as mucosas ou zonas sensíveis da pele.
- O repelente deve conter DEET (ex: Previpiq, Tabard), IR3535 (ex: Pré-butix, Akipic) ou Icaridina (Autan). Eu utilizo sempre o Previpiq, pois tem sido bastante eficaz. Claro que, na família, uns são sempre mais "docinhos" do que outros e a eficácia é diferente de pessoa para pessoa.
- Renovar a aplicação do repelente cada 3 a 4 horas.
- Se usar protector solar e repelente, deverá aplicar primeiro o protector solar e só depois o repelente.
- Preferir vestuário de cores claras e de fibras naturais, protegendo o mais possível a superfície do corpo (mangas compridas, calças e sapatos fechados).
- Aplicar repelente ou insecticida com Permerina (Biokill) no vestuário e nas redes mosquiteiras.
- Sempre que possível, usar ar condicionado e/ou dormir com rede mosquiteira.
- Manter as portas e as janelas fechadas. Se estiver num local com uma luz exterior, ligar só essa luz, pois aí estarão as osgas "concentradas e focadas" na caça aos mosquitos...não gosto muito de osgas, mas tenho que concordar que são muito úteis em determinadas situações.
- Sprays insecticidas, difusores eléctricos ou serpentinas e pulseiras com repelente, poderão ter um efeito complementar.
Além disso, convém saber que os mosquitos têm diferentes horários. Por exemplo, aqueles que transmitem a Malária são mais activos do entardecer ao amanhecer, os que transmitem o Dengue são mais activos durante o dia e os que transmitem o Zika gostam das primeiras horas da manhã e das últimas da tarde, evitando as horas de sol forte.
Consoante a zona para onde viajamos, assim devemos adequar as medidas de prevenção.
No próximo post falarei da prevenção da Malária.