Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




"Antibióticos em crianças: use, mas...não abuse"

por dicasdefarmaceutica, em 22.10.15

image.jpg

Arranca hoje nas farmácias portuguesas, a campanha "Antibióticos em crianças: use, mas...não abuse".

 

Esta campanha pretende alertar os pais e educadores para a importância de tomar corretamente os antibióticos.

 

image.jpg

Muito se tem falado sobre a resistência aos antibióticos. Todos sabemos que lutar contra esta resistência é uma urgência a nível mundial e nada mais correto do que começar esta luta pelas crianças.

Se uma criança começar precocemente a ser submetida a antibióticos, pode ter consequências no futuro.

 

Só o médico pode decidir da necessidade da toma de um antibiótico e o farmacêutico pode ajudar a que essa toma seja feita de forma correta, para que cumpra a sua verdadeira função, que é combater as infeções.

 

Nunca é demais lembrar algumas regras:

1 - Não pressione o médico para receitar antibióticos aos seus filhos. Grande parte das infeções respiratórias, tão comuns na época do ano que está a chegar, não se tratam com antibióticos.

2 - Não pressione o farmacêutico para os dispensar sem receita. 

3 - Cumpra a posologia, não alterando as doses nem os intervalos entre as tomas.

4 - Faça o tratamento até ao fim, durante os dias que o médico lhe indicou. Mesmo que ache que o seu filho está melhor, não deve parar o tratamento.

5 - Utilize apenas os antibióticos prescritos para cada situação. Não guarde sobras da última vez e nunca utilize antibióticos receitados para outra criança, mesmo que ache  que se trata de uma situação semelhante.

 

"Antibióticos em crianças: use, mas...não abuse" é uma campanha da responsabilidade da Cooprofar e pretende também, mais uma vez, realçar o papel das farmácias e dos farmacêuticos na promoção da saúde perto da população.

São muitos os pais e educadores que todos os dias entram nas nossas farmácias e vão poder ver os cartazes desta campanha e questionar os farmacêuticos sobre o correto uso dos antibióticos.

publicado às 15:43

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog