Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




image.jpeg

Até o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está on-line. Agora vai ser mais fácil, muita coisa vai ser resolvida através deste portal, diminuindo as filas de espera, os telefonemas difíceis e, sobretudo, acabaram as surpresas. Agora, ligamo-nos à internet e ficamos a saber previamente quanto tempo vamos esperar na urgência ou quantos dias são previstos até àquela consulta que vamos marcar. 

Desta forma, é-nos dada a hipótese de optar por aquele hospital que, mesmo sendo mais longe, está com um tempo médio na urgência mais baixo.

 

Esta é uma funcionalidade igualmente útil para médicos de família ou outros profissionais de saúde que, através do novo portal, poderão perceber para que hospital devem encaminhar os doentes.

 

O novo site está dividido em quatro grandes áreas estruturais:

1. SNS

Neste espaço encontra várias informações sobre os hospitais, os centros de saúde, as unidades de cuidados continuados, as farmácias, os medicamentos, as taxas moderadoras, etc...

 

2. Instituicional

Neste campo, pode encontrar documentos como o Plano Nacional de Saúde ou os programas prioritários da Direcção-Geral da Saúde.

 

3. Cidadão

Aqui, para todos os cidadãos, pode marcar consultas, renovar medicação ou simular se é possível ficar isento de taxas moderadoras. 

 

4. Profissional

Espaço dedicado aos profissionais de saúde, com muitas informações úteis, que podem consultar a qualquer hora.

 

Existem ainda dois campos a referenciar:

"Fim da opacidade"

Neste campo, o portal disponibiliza informação sobre tempos de espera para urgências, consultas e cirurgias nos vários hospitais do SNS. É muito fácil e prático de utilizar.

image.png

 "Transparência

Neste campo, é possível consultar indicadores variados, como a despesa com medicamentos, as chamadas atendidas pela Linha Saúde 24, o número de mamografias já realizadas em 2016 ou quantas vacinas um determinado centro de saúde já administrou. As informações podem ser georreferenciadas e comparada a prestação entre várias zonas. Ao todo são mais de 180 variáveis a explorar, organizadas em 53 grupos de dados.

image.png

A saúde tem que ser assim, transparente e cada vez mais perto dos doentes. Ainda muito tem que ser feito para a melhoria desta acessibilidade à saúde pública, mas esta medida é, sem dúvida nenhuma, um grande avanço ao serviço dos cidadãos.

Consulte AQUI o portal, informe-se e experimente, para quando precisar.

Tags:

publicado às 21:36

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Fevereiro 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829

Pesquisar

  Pesquisar no Blog