Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Até o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está on-line. Agora vai ser mais fácil, muita coisa vai ser resolvida através deste portal, diminuindo as filas de espera, os telefonemas difíceis e, sobretudo, acabaram as surpresas. Agora, ligamo-nos à internet e ficamos a saber previamente quanto tempo vamos esperar na urgência ou quantos dias são previstos até àquela consulta que vamos marcar.
Desta forma, é-nos dada a hipótese de optar por aquele hospital que, mesmo sendo mais longe, está com um tempo médio na urgência mais baixo.
Esta é uma funcionalidade igualmente útil para médicos de família ou outros profissionais de saúde que, através do novo portal, poderão perceber para que hospital devem encaminhar os doentes.
O novo site está dividido em quatro grandes áreas estruturais:
1. SNS
Neste espaço encontra várias informações sobre os hospitais, os centros de saúde, as unidades de cuidados continuados, as farmácias, os medicamentos, as taxas moderadoras, etc...
2. Instituicional
Neste campo, pode encontrar documentos como o Plano Nacional de Saúde ou os programas prioritários da Direcção-Geral da Saúde.
3. Cidadão
Aqui, para todos os cidadãos, pode marcar consultas, renovar medicação ou simular se é possível ficar isento de taxas moderadoras.
4. Profissional
Espaço dedicado aos profissionais de saúde, com muitas informações úteis, que podem consultar a qualquer hora.
Existem ainda dois campos a referenciar:
"Fim da opacidade"
Neste campo, o portal disponibiliza informação sobre tempos de espera para urgências, consultas e cirurgias nos vários hospitais do SNS. É muito fácil e prático de utilizar.
"Transparência”
Neste campo, é possível consultar indicadores variados, como a despesa com medicamentos, as chamadas atendidas pela Linha Saúde 24, o número de mamografias já realizadas em 2016 ou quantas vacinas um determinado centro de saúde já administrou. As informações podem ser georreferenciadas e comparada a prestação entre várias zonas. Ao todo são mais de 180 variáveis a explorar, organizadas em 53 grupos de dados.
A saúde tem que ser assim, transparente e cada vez mais perto dos doentes. Ainda muito tem que ser feito para a melhoria desta acessibilidade à saúde pública, mas esta medida é, sem dúvida nenhuma, um grande avanço ao serviço dos cidadãos.
Consulte AQUI o portal, informe-se e experimente, para quando precisar.