Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Acne severo

por dicasdefarmaceutica, em 05.06.14

Conforme vos prometi ontem, hoje vou abordar a forma de acne mais grave, aquela que exige a intervenção de um médico especialista, e por isso, não me vou alongar muito sobre este assunto.

 

As manifestações mais severas de acne são tratadas, normalmente, com medicamentos derivados da vitamina A (Isotretinoína).

Os resultados são, regra geral, muito satisfatórios mas há efeitos secundários importantes a ter em conta:

 

- Pele seca e descamada.

 

- Ressecamento das mucosas: bucal, nasal, ocular e genital.

Durante o tratamento devem utilizar-se cremes apropriados para os lábios (em 100% dos casos), soro fisiológico para o nariz, lubrificante ocular e lubrificante genital feminino, consoante os sintomas forem aparecendo.

 

- Queda de cabelo.

 

- Maior sensibilidade da pele ao sol. Este fator é muito importante, pois não convém fazer este tratamento durante o verão; o ideal é iniciá-lo cerca de 6 meses antes da praia.

 

- Não tomar suplementos de vitamina A.

 

- Efeito teratogénico. Esta é a maior contra-indicação, pois pode provocar malformações no bebé irreversíveis, daí não poder ser feito por grávidas nem mulheres a amamentar.

 

Assim, antes de iniciar o tratamento, a mulher deve:

- Assegurar-se que não está grávida, fazendo todos os exames necessários.

- Efetuar uma contracepção eficaz, que deve iniciar um mês antes do tratamento e continuar durante e após o mesmo, seguindo rigorosamente as indicações do médico.

- Se engravidar durante o tratamento, deve interompê-lo de imediato e contatar o médico.

 

A par destes medicamentos, a limpeza da pele também é um passo muito importante. Nestes casos mais severos, também deve ser o médico a prescrever estes produtos.

 

Não se esqueça que o farmacêutico está sempre por "perto" para lhe tirar as dúvidas e o aconselhar se sentir alguns efeitos adversos da terapêutica instituída.

 

Ter acne severo é muito desagradável e é uma doença, mas tem cura e com muito sucesso. Seja persistente, siga o tratamento "à risca" e, passados uma anos, já não se vai lembrar dessa fase da sua vida.

publicado às 21:28

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2014

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog